Arquivo Histórico do RS lança catálogo sobre o período da ditadura
Uma parceria entre o Arquivo Histórico e a Assembleia Legislativa RS
Publicação:

O Arquivo Histórico do RS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Presidência da Assembleia Legislativa RS, lançam nesta quinta-feira, (26), na sala da presidência da Assembleia Legislativa, localizada no 2º andar, o catálogo "Movimentos sociais sob suspeita: documentos da polícia política do RS durante a ditadura", que aborda a vigilância e o monitoramento praticados pelas Seções de Ordem Política do RS sobre os mais diversos movimentos sociais durante a ditadura civil-militar no nosso Estado.
A estrutura da polícia política do RS e a vigilância dos movimentos sociais realizada nesse período estão descritas e amplamente documentadas no catálogo, que ficará disponível em meio físico e digital, enriquecido por verbetes explicativos, por textos técnicos e autorais.
A publicação traz à tona informações relevantes para o conhecimento e a melhor compreensão sobre os 21 anos em que o Brasil viveu sob uma ditadura que vigiou, perseguiu, censurou e reprimiu seus cidadãos e os movimentos sociais por eles organizados.
"Em um sistema democrático, informação constitui-se em um direito da cidadania e um dever das instituições públicas. Nesse sentido, o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, instituição vinculada à Sedac, presta uma importante contribuição ao produzir o catálogo “Movimentos sociais sob suspeita: documentos da polícia política do Rio Grande do Sul durante a ditadura". O lançamento do catálogo em parceria com a Assembleia Legislativa reafirma nosso compromisso de fortalecer a cultura democrática, cidadã e de promoção dos direitos humanos", declara a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.
Serviço
Lançamento do catálogo "Movimentos sociais sob suspeita: documentos da polícia política do RS durante a ditadura"
Data: 26/01
Horário: 17h
Local: Presidência da Assembleia Legislativa RS - 2º andar - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre