Seminário "História da Arte: Além do Silêncio" resgata a obra de Christina Balbão
Ciclo de palestras sobre a arte abstrata no RS, gênero e educação acontece nesta quinta, no MARGS
Publicação:
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com patrocínio do Banrisul, anuncia o seminário "História da arte - Além do silêncio", como parte do Programa Público da exposição "Christina Balbão - Além do silêncio". O evento contará com três palestras, que acontecem nesta quinta-feira (07), no Auditório do MARGS, com entrada gratuita por ordem de chegada.
O objetivo do seminário é discutir a inserção da arte abstrata no Estado, abordando o contexto histórico de produção da artista Christina Balbão, além de questões de gênero e educação. Os palestrantes são especialistas e pesquisadores do tema.
Christina Balbão foi uma artista, professora e funcionária do MARGS. Sua produção artística é pouco reconhecida publicamente, e a exposição "Christina Balbão - Além do silêncio" busca resgatar e reavaliar sua obra, destacando seu pioneirismo na modernização das linguagens artísticas.
A exposição também é uma homenagem à atuação de Christina Balbão como profissional do MARGS ao longo de mais de 50 anos, reconhecendo sua importância na criação e consolidação do museu, especialmente em relação à função educativa dos equipamentos culturais para a sociedade.
Com curadoria de Cristina Barros, Blanca Brites e Mel Ferrari, "Christina Balbão - Além do silêncio" é uma das principais exposições da programação de comemoração dos 70 anos do MARGS, a serem celebrados em 27 de julho de 2024.
Sobre cada palestra
Nesta quinta-feira (07) serão realizadas três palestras no Auditório do MARGS, abordando diferentes temas relacionados à arte no Rio Grande do Sul.
A primeira, intitulada "Pioneiras da arte no Rio Grande do Sul", será ministrada por Blanca Brites e Paulo Gomes, ambos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do RS (PPGAV/UFRGS). A palestra acontece das 11h às 12h e não é necessário fazer inscrição prévia. O público-alvo é todas as faixas etárias e serão disponibilizados 60 lugares, por ordem de chegada.
À tarde, às 14h, Diego Groisman, também do PPGAV/UFRGS, apresenta a palestra "O percurso inicial da arte abstrata no Rio Grande do Sul". A duração será de 45 minutos.
A última palestra do dia, com início às 15h e duração de 45 minutos, terá como tema "A educadora moderna: comentários sobre a prática artística e pedagógica de Christina Balbão". A palestrante será Cristina Barros, do MARGS e PPGAV/UFRGS.
Ministrantes e palestrantes
Blanca Brites é uma renomada doutora em História da Arte Contemporânea pela Universidade de Paris I - Panthéon-Sorbonne. Ela é professora titular sênior do Departamento de Artes Visuais e do PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS, onde desenvolve pesquisas sobre acervos de arte, arte no RS e arte e loucura. Blanca Brites também é coautora da exposição e livro "Iberê Camargo: Persistência do Corpo" (2009) e possui artigos publicados no livro "100 de Artes Plásticas no Instituto de Artes da UFRGS" (2012) e no Catálogo Geral (1910-2014) da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Além disso, coordenou o Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, de 2001 a 2011. e atuou como curadora em diversas instituições, como o StudoClio Instituto de Arte & Humanismo e o Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Blanca Brites também é membro de importantes associações e comitês relacionados à história da arte.
Cristina Barros é uma pesquisadora, educadora e curadora de artes visuais. É mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte pelo PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS. Cristina Barros possui bacharelado em História da Arte pela mesma instituição e atua como curadora-assistente do MARGS, onde também é coordenadora de Programa Público. Já estagiou no Núcleo Educativo e de Programa Público e no Núcleo de Curadoria do MARGS, além de ter integrado a equipe do Programa Educativo da Bienal do Mercosul em suas últimas edições. Cristina também coordenou equipes educativas temporárias em exposições de curta duração no Farol Santander Porto Alegre. Ela é uma das representantes do Brasil na Red-LEHA (Red Latinoamericana de Estudiantes de Historia del Arte).
Diego Groisman é um curador, pesquisador, tradutor e produtor cultural. É doutorando na linha de História, Teoria e Crítica do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS. Possui mestrado e bacharelado em História da Arte pela mesma universidade. Coordena o espaço independente Casa Baka, que promove uma programação voltada para a arte contemporânea em diálogo com diferentes segmentos artísticos. Diego Groisman também atuou como diretor da Casa de Cultura Mario Quintana e foi idealizador e co-curador da mostra I CLAC (Circuito de Arte Contemporânea na América Latina), premiada na categoria Exposição Coletiva do Prêmio Açorianos. Ele também recebeu o Prêmio Açorianos Incentivo Jovem Curador.
Paulo Gomes é um profissional com vasta experiência na área de Artes Visuais. Possui bacharelado, mestrado e doutorado em Artes Visuais pela UFRGS, além de ter realizado um estágio doutoral na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e um pós-doutorado em Ciências da Arte e do Patrimônio na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Paulo Gomes atua como artista, professor, curador independente, historiador e crítico de arte, com foco em temas como arte no RS, arte contemporânea brasileira, crítica de arte, desenho e acervos artísticos. Ele já representou o Rio Grande do Sul em importantes conselhos e comitês relacionados às artes visuais, como o Colegiado Setorial de Artes Visuais da Funarte/MINC e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC/MINC). Gomes é membro de diversas associações, como a ABCA, ANPAP e o CBHA, e já ocupou cargos de destaque, como a coordenação da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS. Atualmente, é professor associado no Departamento de Artes Visuais e no PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS.