Ospa dá início à "Série Interior" com concerto gratuito em Cachoeirinha

Orquestra faz apresentação gratuita na Paróquia São Vicente de Paulo

2022 05 14 OSPA Evandro Matté rege OSPA   Crédito Vitória Proença
Maestro Evandro Matté regendo a Ospa - Foto: Vitória Proença

Em 2023, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), dá continuidade à tradição que remonta ao início da sua história e leva o trabalho desenvolvido pela Sinfônica para mais municípios gaúchos. Na noite de 31 de março, a partir das 20h, a Ospa realiza um concerto gratuito na Paróquia São Vicente de Paulo, em Cachoeirinha. A apresentação tem regência do maestro e diretor artístico da Ospa, Evandro Matté, e participação da soprano Elisa Lopes, como solista convidada.

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, o concerto dá início à Série Interior dentro da temporada “Ospa em Movimento”, que deve circular em outras regiões gaúchas ainda em 2023. O maestro Evandro Matté destaca que a presença da Ospa no interior do RS é “uma tradição de mais de 70 anos, levando a música de concerto para todo nosso estado”. Para a apresentação, o público pode esperar por um repertório variado, com compositores europeus e brasileiros, incluindo trechos de grandes óperas.

O concerto prevê diversas peças instrumentais, começando pela abertura da ópera “As Bodas de Fígaro”, de W. A. Mozart (1756-1791). O programa ainda inclui “Valsa Ouro e Prata”, de Franz Lehár (1870 – 1948), a abertura da ópera "Don Pasquale”, de Gaetano Donizetti (1797-1848), “Episódio Sinfônico”, de Francisco Braga (1868 – 1945), abertura da opereta “Orfeu no Inferno”, de Jacques Offenbach (1819-1880), e o segundo movimento de “Suíte Pernambucana”, de César Guerra-Peixe (1914-1993), “Dança de Caboclinhos”.

A cantora lírica Elisa Lopes se juntará à orquestra para interpretar as árias “Caro Nome”, da ópera “Rigoletto”, de Giuseppe Verdi, e "Quel Guardo il Cavaliere", da ópera "Don Pasquale", de GaetanoDonizetti.

Elisa Lopes Créditos VitorCeolin
A cantora lírica Elisa Lopes se juntará à orquestra para interpretar algumas árias - Foto: Vitor Ceolin

Sobre Evandro Matté (regente – BRA)

É diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da Orquestra Theatro São Pedro e do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na University of Georgia (Estados Unidos) e no Conservatoire de Bordeaux (França). Desde 2006, atua como regente e, como convidado, já esteve à frente de orquestras de Uruguai, Argentina, China, Portugal, República Checa, Croácia, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos. Em 2019, foi condecorado pelo Ministério da Cultura da França pelo desenvolvimento das artes francesas em seu domínio artístico.

Sobre Elisa Lopes (soprano – BRA)

Graduada em canto pela UFRGS, a soprano Elisa Lopes iniciou sua carreira artística em 2006, quando ingressou no Conservatório Pablo Komlós, orientada pelo tenor Decápolis de Andrade. Participou de diversas montagens de ópera no RS, incluindo Cavalleria Rusticana, de P. Mascagni, com a Ospa, A Flauta Mágica de W. A. Mozart e Il Maestro di Musica de Pergolesi, com a Orquestra Unisinos. Recentemente, foi participante do Ópera Estúdio, da Ospa, onde aperfeiçoou seus conhecimentos com profissionais renomados da cena lírica, como Martin Muehle e Gabriella Pace, e destacou-se no papel de Valencienne, da opereta A Viúva Alegre. Atualmente integra o quadro de cantores solistas da recém-lançada Companhia de Ópera do RS e conta com a orientação vocal e de repertório do tenor Flávio Leite.

Concerto da Série Interior – Cachoeirinha

Data: 31/03
Início do concerto: 20h
Onde: Paróquia São Vicente de Paulo (Rua Papa João XXIII, 429, bairro São Vicente de Paulo, Cachoeirinha - RS)