Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Samba do Quintana tem participação de Dida Larruscain neste domingo (4/5)

Projeto com entrada franca ocorre mensalmente na Travessa dos Cataventos, promovendo a produção de artistas locais

Publicação:

Uma roda de samba acontece ao ar livre diante de um prédio histórico de cor rosa, com colunas e sacadas ornamentadas. Na cena, uma cantora negra com vestido preto e branco canta ao microfone à esquerda, enquanto um músico toca cavaquinho à direita. Há instrumentos de percussão em primeiro plano. Um grande grupo de pessoas assiste à apresentação, reunido em pé e sentado, demonstrando interesse e alegria. O ambiente é descontraído e festivo, com clima de fim de tarde. A estrutura do prédio e a disposição do público sugerem que o evento ocorre em um espaço cultural urbano.
Em quase dois anos de existência, o projeto já mobilizou mais de 12.500 pessoas - Foto: Ascom CCMQ
Por ASCOM CCMQ/EDIÇÃO: ASCOM Sedac

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove neste domingo (4/5) mais uma edição do Samba do Quintana na Travessa dos Cataventos. Com programação gratuita e ao ar livre, o evento conta com as performances da banda Thiago Ribeiro & Amigos, junto da participação de Dida Larruscain, a partir das 16h.

Lançado em junho de 2023, o projeto realiza encontros mensais que celebram a cultura do samba e que oferecem espaço para que compositores locais, desde os iniciantes até os experientes, apresentem suas obras e clássicos do gênero. Essa edição também comemora o anúncio do projeto como um dos finalistas do 8° Prêmio Profissionais da Música, na categoria Som na Rua. 

A diretora da CCMQ, Germana Konrath, afirma que “estar entre os finalistas desse importante prêmio nacional só reforça o reconhecimento que a comunidade já têm demonstrado ao nosso querido samba e à nossa Casa, que tem contado com uma programação cultural muito qualificada e, ao mesmo tempo, experimental e democrática”.

O Samba do Quintana dialoga com outros núcleos da Casa de Cultura, que abriga o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Natho Henn, além da Rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, que funciona no quarto andar da instituição e tem programação disponível on-line.

Em quase dois anos de existência, o projeto já mobilizou mais de 12.500 pessoas, promoveu o trabalho de 26 artistas locais e duas participações nacionais, como a edição comemorativa aos 80 anos de Elis Regina com Laila Garin, que abriu a programação de 2025. Para Germana, o Samba do Quintana já se consolidou no calendário da Casa de Cultura e da cidade como um ponto de encontro entre diferentes públicos e gerações para celebrar seu direito à cidade e à cultura. Além disso, ela destaca que “o Samba do Quintana corrobora com o movimento de resgate da cultura negra e do seu tradicional samba ao mesmo tempo que aponta para a produção musical das novas gerações, apresentando composições autorais. Tudo isso em grande clima de festa e descontração, ao ar livre, valorizando o acesso e a pluralidade que marcam a Casa de Cultura”.

Para mais informações, acesse o Instagram da Casa de Cultura Mario Quintana.

Sobre Thiago Ribeiro

Thiago Ribeiro começou na música aos 15 anos, quando ganhou seu primeiro cavaquinho, mas o samba vem de berço, começando com a influência de seu pai, o violonista e cantor Antonio Lima. Já na infância demonstrava amor ao estilo, batucando em todos os cantos e formando bandas com os amigos. Há 22 anos Thiago se apresenta profissionalmente, em casas de shows em Porto Alegre, no litoral e no interior do Estado. Já acompanhou Eliana de Lima por duas vezes em performances na cidade e abriu shows de Fundo de Quintal, Diogo Nogueira e Luiz Carlos da Vila. No momento, está gravando seu primeiro single de seu álbum de estreia.

O grupo Thiago Ribeiro & Amigos é formado por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Franco Salvadoretti (flauta), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan). 

Sobre Dida Larruscain

Natural de Sant’Ana do Livramento, Dida Larruscain é cantora, compositora e professora de canto. Com formação em licenciatura em Música, bacharelado em Canto Lírico e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), já participou de óperas, musicais, corais e grupos de música regional. Em 2021, participou do The Voice Brasil, onde teve reconhecimento nacional. Em 2024, realizou um financiamento coletivo para produzir seu primeiro EP, AfroBossa, lançado em março de 2025. A sonoridade do trabalho carrega influências da MPB, Black Music e R&B. Suas composições retratam vivências e afetos de uma artista negra do interior do sul do Brasil, em canções que conectam ancestralidade e contemporaneidade.

O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio direto do Banrisul, patrocínio prata da Hyundai, Lojas Renner, EDP e Paraflu; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio e iSend; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

Serviço

Samba do Quintana – Maio
Quando:
Domingo, 4 de maio, a partir das 16h (Em caso de chuva, o evento será transferido para 11/5)
Onde: Travessa dos Cataventos – térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada Franca

Secretaria da Cultura