Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Empretec e RS Criativo formam nova turma de profissionais

As iniciativas de qualificação para 2024 iniciam em fevereiro e podem ser acessadas junto ao RS Criativo

Publicação:

RS Criativo
Nova turma de profissionais da indústria criativa formados pela Empretec de Porto Alegre - Foto: Divulgação - RS Criativo

A 3° imersão Empretec RS Criativo, programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), contou com 26 participantes, entre os dias 22 e 27 de janeiro, no Espaço Sebrae de Negócios, em Porto Alegre. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de cursar gratuitamente um seminário presencial intensivo de 60 horas, ministrado pelos consultores Alexandre Saft, Miriam Gassen e YasKara Goltz. Além disso, eles também tiveram aulas em campo.

O Empretec é uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), aplicada exclusivamente pelo Sebrae no Brasil. Completando 30 anos de existência e promovido em mais de 40 países, o programa desafia os participantes a desenvolverem atividades que ajudem a ampliar sua visão empreendedora, identificando e exercitando características e comportamentos empreendedores.

Durante o evento, houve troca de experiências entre os participantes, que são criativos de diferentes áreas da cidade e Região Metropolitana. Eles vêm de diversas realidades, gêneros, idades e histórias de vida e trabalho. Um dos artistas visuais, Leandro Selister, expressou que a experiência superou suas expectativas, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. "Minha grande expectativa no Empretec era se daria uma virada de chave e a experiência as superou, todo tempo e em diferentes aspectos. As dinâmicas e o acompanhamento espetacular dos instrutores me fizeram levar todos os ensinamentos para a vida profissional e pessoal. A conclusão é que não posso perder tempo e tenho todo o potencial. Tenho tudo pronto dentro de mim, só preciso agir e isso começou a acontecer desde o primeiro dia de imersão", relata.

Outra participante, Josiane Roseli da Silva, empreendedora na Jo Arte & Decor, conta que enfrentou o medo ao se candidatar à seleção estimulada pela associação da qual participa, a Associação de Mulheres Empreendedoras Sociais (AMES Impulsiona). "Venci minhas barreiras por entender que é preciso buscar meios para nos desenvolvermos. Não podemos ficar parados, temos que nos superar. Entendi que sou capaz e quero influenciar mais pessoas a fazerem o mesmo. A experiência é maravilhosa, abre a cabeça da gente. Sou uma pequena empreendedora da Restinga e há muita gente aqui que tem que reconhecer seu valor e seguir essa oportunidade. Já estou implementando tudo para o crescimento da minha empresa e minha vida pessoal", afirma Josiane.

Yascara Goltz, consultora do Sebrae, descreve a semana do Empretec como transformadora para todos os envolvidos: "Fazer o que amo, não só por acreditar, mas por ver o resultado deste trabalho no processo de desenvolvimento das pessoas que se permitem vivenciar a experiência de participar do Empretec é transformador para todos os envolvidos. A semana foi de resultados promissores junto a uma turma criativa. A olhos vistos pude sentir toda a sensibilidade aflorando, a criatividade explodindo e o autoconhecimento se manifestando. Foi possível acompanhar as 'caídas de ficha' seguidas de muita ação. A consciência de reconhecer habilidades adormecidas, aprender a monetizá-las e colocar foco, valorizando entregas e obtendo resultados, mostrou mais uma vez que o Empretec é uma baita metodologia. Ser parte do time que conduziu essa turma foi um presente que recebi para iniciar 2024 de maneira especial".

O encerramento do evento foi marcado por um momento inusitado, com a participante Daniela Bittencourt, criadora da escola Top Music, cantando em capela o refrão da famosa música "Bohemian Rhapsody" da banda Queen, emocionando a todos.

A coordenadora do RS Criativo, Carolina Biberg, destaca que o programa RS Criativo encerrou mais uma etapa de forma positiva. "Chegamos ao final da 3° imersão Empretec RS Criativo Sedac, programação que compõe as Caravanas do programa e que através de um projeto em parceria com o Sebrae, ofereceu mais de 1,5 mil horas de Capacitação para empreendedores criativos do Estado. Temos recebido retornos emocionados e empolgados dos resultados dessas oportunidades. Porto Alegre e Região Metropolitana encerram mais uma etapa. Cabe destacar que o programa já inicia fevereiro com muito mais e os próximos meses prometem, seguimos firmes no intuito de fortalecer e impulsionar a economia criativa do RS".

Todas as informações sobre o programa RS Criativo, incluindo trilhas, palestras e capacitações disponíveis, podem ser encontradas nas redes sociais do @rscriativo. São mais de 1,5 mil horas de cursos gratuitos que oferecem certificado e preparam os profissionais para o mercado de trabalho.

Secretaria da Cultura