Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Projetos da Lei de Incentivo ao Esporte agora tramitam integralmente pelo sistema eletrônico

Sedactel promoveu capacitação para explicar mudanças

Publicação:

DSC 00201
27174937-dsc-00201.jpg - Foto: Rômulo Fernandes/Sedactel
Por Darlene Silveira

O Programa de Incentivo ao Esporte do Rio Grande do Sul (Pró-esporte RS) – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie) agora tramita totalmente via online. A Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel) desburocratizou várias etapas, deixando o sistema mais ágil e facilitando o acesso a entidades do interior do Estado.  A capacitação nesse sentido foi apresentada nesta segunda-feira (27), no auditório da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), para representantes da cadeia produtiva do esporte de 17 municípios.

O diretor do Departamento de Fomento da Sedactel, Rafael Balle, apresentou a Lei 13.924/2012, que instituiu o Sistema Estadual de Apoio e Incentivo a Políticas Estratégicas do Estado do Rio Grande do Sul (Sisaipe/RS), o novo Decreto 53.743/2017, que alterou as regras e procedimentos para a organização e o funcionamento do Pró-esporte RS. “O mecanismo de financiamento público deve estar online, por uma questão de transparência e de acesso à informação”, frisou.

Conforme Balle, o sistema deverá permitir a modernização e a racionalização dos serviços; o aumento da transparência e o gerenciamento dos processos; o controle interno com cruzamento de dados informatizados; a garantia de maior produtividade, segurança, eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; e o acompanhamento público de todas as fases de tramitação dos processos e de sua execução.

São seis as linhas de financiamento: desenvolvimento do esporte e lazer; atividades de esporte e lazer; eventos esportivos de rendimento; alto rendimento; gestão do conhecimento; e infraestrutura.

Balle ressaltou que, agora, na avaliação, os projetos serão distribuídos aleatoriamente de forma eletrônica para cinco dos nove membros da Câmara Técnica.

Após, a coordenadora do Departamento de Fomento da Sedactel, Caroline Eskenazi, mostrou como funciona na prática o novo sistema, através do site da Secretaria.

Sobre o programa

O Pró-esporte RS LIE é vinculado à Sedactel e tem o objetivo de promover a aplicação de seus recursos financeiros em projetos de fomento às práticas desportivas e paradesportivas, formais e não-formais, e ao desenvolvimento do esporte em suas diversas áreas de manifestação e modalidades, na forma de benefício fiscal.

Secretaria da Cultura