Governo do Estado apresenta programação do Bicentenário da Imigração Alemã

Ações ocorrem em mais de 100 municípios com atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas

IMG278
Entre as ações comemorativas estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
Por Carlos Hammes | Ascm Sedac

Os duzentos anos da chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã no Rio Grande do Sul serão comemorados até o fim de 2024 em mais de 100 municípios gaúchos. É o que consta na programação, organizada por uma Comissão Oficial integrada por mais de 60 instituições, que foi anunciada na noite desta quinta-feira (14), em evento na Sala de Recitais da Ospa. Entre as ações comemorativas estão atividades culturais, gastronômicas, esportivas, religiosas e educativas. Na ocasião, foram anunciados 11 concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) pelo interior do Estado e outros cinco em Porto Alegre, todos em homenagem ao Bicentenário.

Gabriela Meindrad
Secretária da Cultura adjunta, Gabriela Meindrad destacou marcas de fé, de união e de trabalho do povo germânico - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
A secretária adjunta da Cultura do Estado, Gabriela Meindrad, que representou o governador Eduardo Leite na solenidade, agradeceu o engajamento dos municípios que estão empenhados nas comemorações. Segundo ela, a união em torno das festividades  é prova da importante influência dos imigrantes e seus descendentes nas cidades gaúchas. “Celebrar a diversidade cultural e étnica desse povo, presente na nossa logomarca comemorativa, mostra a coragem desse povo de deixar sua nação para construir, com muito trabalho, o nosso país “, afirmou. Meindrad destacou a fé, a união e o trabalho do povo germânico entre as principais marcas culturais dos imigrantes, “o legado que faz o nosso povo, o nosso Estado hoje”, concluiu.

As ações do Bicentenário foram organizadas a partir de reuniões setoriais e encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia para planejar e organizar a agenda festiva. O presidente da Comissão do Bicentenário e subsecretário da Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Rafael Gessinger, destacou ações das subcomissões temáticas que atuam nas comemorações, enfatizando que “o bicentenário não é um assunto simples”. Segundo ele, “a programação que é lançada oficialmente hoje, mas que está em curso desde janeiro, é fruto de um sonho coletivo, cheio de surpresas e diferentes tons”, afirmou.

Cmissão Bicentenario
Comissão do Bicentenário conta com a participação de mais de 60 instituições

Estão previstos mais de 120 eventos no Rio Grande do Sul, propostos por municípios, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e instituições privadas. A lista de atividades prevê festas que celebram a contribuição dos imigrantes para a cultura, gastronomia e economia gaúchas, torneios de esportes e competições tradicionais germânicas.

Cnsu
O Cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Marc Bogdahn, disse ser uma grande honra presenciar esse momento. Ao parabenizar o Estado do Rio Grande do Sul pela dedicação e empenho em comemorar essa data, afirmou estar “impressionadíssimo pela dedicação e também pela amplitude do trabalho da Comissão do Bicentenário, é realmente um reflexo da grandiosidade da sociedade civil aqui do Estado”. Para ele, comemorar o bicentenário é olhar o passado para construir o futuro enquanto reconhece a importância da imigração para a construção de uma sociedade miscigenada como o Brasil. “Essa simbiose de tantas origens diferentes fazem do Rio Grande do Sul, e essa grande mistura que encontramos no Brasil, um modelo para o mundo, inclusive para a Alemanha”, concluiu.

Além dos gabinetes do governador e do vice-governador, seis secretarias, universidades, escolas, federações, consulados, embaixadas, clubes, museus e entidades da sociedade civil também integram a Comissão. A programação completa do ano do Bicentenário você encontra no site.

Séries especiais da Ospa

O presidente da Ospa, Gilberto Schwartsmann, anunciou 11 concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) pelo interior do Estado e outros cinco em Porto Alegre, todos em homenagem ao Bicentenário.

Ao apresentar a programação especial, lembrou os principais compositores da música clássica alemã. Ele afirmou que a influência da cultura germânica vai além da pujança econômica que a imigração trouxe para a região sul do Brasil. “A Ospa tem muito orgulho de fazer parte das comemorações do Bicentenário, nossos músicos estão muito motivados, com uma programação muito bonita que faz jus a essa maravilha que é a contribuição da cultura alemã para o nosso Estado”, afirmou.

As apresentações comemorativas ao Bicentenário no interior do Estado serão gratuitas e acontecem em São Leopoldo (03/05), Taquara (29/05), Erechim (07/07), Novo Hamburgo (19/09), Lajeado (11/10), Santa Cruz do Sul (12/12) e Lagoa dos Três Cantos (15/12). Outros quatro concertos da série Música de Câmara, também alusivos ao Bicentenário, com datas a serem divulgadas, serão promovidas em Pelotas, Nova Petrópolis e Montenegro.

Os concertos da Série Casa da Ospa, com ingressos à venda no site da Orquestra, apresentam importantes obras da música germânica. O primeiro deles ocorre em 26 de julho, com o título Bicentenário da Imigração Alemã. Sob regência de Evandro Matté, o solista Christoph Hartmann, oboísta da Filarmônica de Berlim, e a orquestra vão interpretar obras de Richard Strauss, Antonio Pasculli e Beethoven. Em 14 de setembro, a Casa da Ospa realiza o concerto Beethoven IX, em 30 de novembro apresenta Wagner & Strauss e nos dias 07 e 08 de dezembro finaliza a série  com Carmina Burana