Museu do Carvão apresenta exposição "Lá embaixo era um outro mundo"

Mostra reúne obras inéditas concebidas pelos artistas visuais Isabel Ramil e Marco Antonio Filho

Investigações da artista Isabel Ramil na área externa do Museu do Carvão Foto de Anna Ortega (2)
Investigações da artista Isabel Ramil na área externa do Museu do Carvão - Foto: Anna Ortega
Por Ascom | Museu do Carvão | Edição: Silvia Martins | Ascom | Sedac

O Museu do Carvão, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a primeira exposição após as obras de restauração. Com curadoria de Taís Cardoso, a exposição intitulada "Lá embaixo era um outro mundo" será aberta ao público no dia 13 de abril e ficará em cartaz até 7 de julho, no Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos.

A Coordenação do projeto Subsolo: uma residência artística nos arquivos do Museu do Carvão inaugura a exposição "Lá embaixo era um outro mundo" no dia 13 de abril, das 14h às 17h, no Museu Estadual do Carvão, em Arroio dos Ratos. Esta é a primeira exposição a ocupar o Museu desde as obras de restauração do prédio da Usina. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Sob a curadoria da pesquisadora Taís Cardoso, a exposição "Lá embaixo era um outro mundo" apresentará obras inéditas dos artistas visuais Isabel Ramil e Marco Antonio Filho, desenvolvidas durante a residência artística do projeto Subsolo. A pesquisa realizada em janeiro de 2023, em Arroio dos Ratos, teve como objetivo explorar os documentos do arquivo histórico do Museu do Carvão e os aspectos da cidade.

Os trabalhos artísticos da exposição resultam da reflexão sobre a produção do carvão e seus impactos sociais e ambientais. Além disso, haverá uma seleção de imagens do acervo do Museu disponíveis para compartilhar com a comunidade. A artista Maria Helena Bernardes também participará da mostra, com imagens e histórias de sua intervenção realizada em 2001 na cidade.

Taís Cardoso destaca a importância do Museu do Carvão como ponto de partida para a reflexão sobre a região e sua história ligada à mineração. A exposição visa interessar não apenas os amantes das artes, mas também historiadores, geólogos, biólogos e a comunidade em geral.

Durante a abertura da mostra, haverá uma roda de conversa com os artistas e a curadora para discutir as obras expostas e compartilhar as experiências da residência artística. Para facilitar o transporte de Porto Alegre até Arroio dos Ratos, serão oferecidas passagens de ônibus com apoio da empresa Louzada. Os interessados devem se inscrever antecipadamente.

A visitação à exposição poderá ser feita até 7 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. Escolas e universidades interessadas em agendar visitas devem entrar em contato por e-mail. O projeto Subsolo conta com recursos do Pró-Cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Museu Estadual do Carvão e apoio da empresa de transporte Louzada.

Abertura da exposição "Lá embaixo era um outro mundo"

Data: 13/04, sábado
Horário: das 14h às 17h
Local: Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos (Rua Profa. Silvana Narvaez, 61 – Centro)