Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Livro do escritor Alcy Cheuiche será entregue ao Sistema Estadual de Bibliotecas do RS

Solenidade ocorrerá nesta quarta-feira, às 16h30, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado

Publicação:

capa
O ato, aberto ao público, contará com a presença da Secretária de Estado da Cultura Beatriz Araujo - Foto: Divulgação - BPE
Por ASCOM | Biblioteca Pública do Estado do RS

Nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, às 16h30, será realizada uma solenidade de entrega do livro Uma Vela Acesa Descendo a Correnteza – Contos do Extremo Sul (Editora do Pampa, 116 páginas), do escritor Alcy Cheuiche ao Sistema Estadual de Bibliotecas, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

O ato, aberto ao público, contará com a presença do autor, da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, da diretora da BPE, Morgana Marcon, e do produtor cultural, Ignácio Lemos. Na ocasião, acontecerá a doação de 1.000 exemplares do livro ao SEB/RS, seguida de um momento cultural com leitura de passagens da obra.

A edição do livro tem patrocínio da FIDA Calcário, por meio do financiamento Pró-cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização do projeto é da 1ª Casa Produções.

 Ao comentar a importância desta ação de democratização do acesso à cultura, Cheuiche afirma que no ano em que estamos comemorando os 150 anos da nossa Biblioteca Pública, ele se sente extremamente feliz pelo fato de que este livro de contos, todos muito gaúchos, seja entregue para compor o acervo da BPE por meio de uma doação cultural. "Vamos ter um momento especial na própria Biblioteca e desejamos que este exemplo seja seguido por outras iniciativas", destacou.

Alcy Cheuiche

Alcy Cheuiche recebeu muitas distinções por sua atividade literária, como as medalhas Simões Lopes Neto, Mérito Santos Dumont, Oswaldo Aranha, Ilha de Laytano, Açorianos, RBS Rádio, Comenda Charrua, Troféu Guri, além de prêmios literários Açorianos. Em 2006, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre, uma das maiores em espaço aberto do mundo, palco onde estreou como escritor e para onde volta, a cada ano, só ou acompanhado por dezenas de alunos escritores. Como escritor, dedica-se principalmente ao romance histórico, tendo retratado personagens e fatos da maior relevância na história do Brasil, como Santos Dumont, João Cândido, o Almirante Negro, Sepé Tiaraju, Bento Gonçalves, Garibaldi e Anita, Getúlio Vargas, Otávio Correa, o herói civil dos Dezoito do Forte de Copacabana, e muitos outros.

Alcy Cheuiche foto divulgação
A prosa de Alcy Cheuiche faz parte do patrimônio cultural do Brasil - Foto: Divulgação - BPE

Serviço

O quê: Lançamento e entrega do livro Uma Vela Acesa Descendo a Correnteza – Contos do Extremo Sul, de Alcy Cheuiche, ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul

Quando: 24 de novembro 

Horário16h30

Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo 1190, Centro Histórico, Porto Alegre/RS)

*Evento gratuito

Secretaria da Cultura