Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Com recursos da LIC, Circuito Cultural leva arte a escolas públicas de São Sepé e Formigueiro

Promovida de agosto de 2024 e março de 2025, a 8ª edição do projeto conta com apoio financeiro da Lei de Incentivo à Cultura

Publicação:

Imagem de ação do projeto Circuito Cultural
O projeto prioriza a inclusão, com foco em estudantes de escolas públicas, grande parte delas em áreas periféricas e rurais - Foto: CMP Produções Culturais
Por Ascom Sedac

A 8ª edição do projeto Circuito Cultural está levando 20 ações culturais a escolas de São Sepé e Formigueiro, na região Central do Estado, com uma programação que inclui diversas formas de expressão artística – como dança, teatro, circo, música, desenho e literatura. Realizada de agosto de 2024 a março de 2025, a iniciativa foi autorizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a captar R$ 232.405,00 pelo Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC), via abatimento de ICMS.

Realizado pela CMP Produções Culturais, o projeto prioriza a inclusão, com foco em crianças e adolescentes de escolas públicas, grande parte delas localizadas em áreas periféricas e rurais. “O Circuito Cultural, ao longo de sua trajetória, tem se destacado por atender às necessidades culturais das comunidades locais. Cada edição é uma oportunidade de inovação, por meio da introdução de novas formas de expressão artística ou da adaptação de atividades que já fizeram parte do projeto”, afirma a coordenadora da iniciativa, Claudete Morim.

Uma das atividades já realizadas em agosto, primeiro mês do Circuito Cultural, foi a oficina de dança “Afro e Você”, com turmas dos anos iniciais de duas escolas de São Sepé. Utilizando uma abordagem lúdica, a atividade acontece uma vez por semana, com duração de uma hora. A oficina busca ir além da simples prática de movimentos, mergulhando nos ritmos, histórias e músicas que compõem essa expressão cultural. Por meio das aulas, os alunos não apenas dançam, mas também se conectam com as origens da dança afro. 

A professora Roberta Bevilaqua, que conduz as aulas, têm como foco trabalhar valores como respeito e valorização da vida, envolvendo os alunos de forma integral. "A primeira aula foi além do esperado, com a participação de todos, que demonstraram muita alegria e entusiasmo. Eles expressaram curiosidade e timidez, mas muita vontade de aprender, de uma maneira divertida e descontraída. Espero continuar a ver aulas divertidas, com a participação carinhosa dos alunos, muita dança e risadas, e que eles possam desenvolver um olhar afetuoso e de respeito pela dança afro e pelo movimento negro", comenta.

Mais informações podem ser acessadas na página da produtora no Instagram. Confira abaixo a programação completa.

Agosto a novembro

- Oficina de dança “Afro e Você”: EEEB Francisco B. da Rocha, CIEP e EMEB Rio Branco (São Sepé).

- Oficina de grafite: EEEF Oliva L. Schumacher (Formigueiro), EEEF Mario Deluy (São Sepé) e EEEM Reinoldo E. Block (São Sepé). 

Setembro

- Espetáculo Lendas do Sul: Salão da Comunidade Católica (Formigueiro). 

Outubro

- Contação de histórias: CMEI Formiguinha (Formigueiro); EMEI Zeferina de

Almeida, Pré-Escola Marisa Cardoso e EMEI Clemenciano Barnasque (São Sepé)

 Novembro

- Tarde de atividades no Ginásio Municipal Nery Bueno Lopes, com Mostra de Danças Regionais Brasileiras, espetáculo circense Katupiry Palhashow e show musical Taborico. 

Março 

- Espetáculo “As aventuras de Oz”: EMEF São João Batista, EMEF Acácio Vieira e EMEF São Vicente de Paulo (Formigueiro).

- Espetáculo “Reciclamundo”: EMEF João Pessoa, EMEF Coronel Chananeco e EMEF Eno Brum Pires (São Sepé).

- Espetáculo “As Cores da Imaginação”: EMEI Dona Anita (São Sepé).

Secretaria da Cultura