Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Pesquisadora lança livro sobre arte funerária do cemitério São José de Porto Alegre

Lançamento será no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado

Publicação:

No lançamento, haverá uma breve apresentação da obra e sessão de autógrafos
No lançamento, haverá uma breve apresentação da obra e sessão de autógrafos - Foto: Divulgação da autora: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
Por ASCOM | BPE

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta o lançamento do livro “História e Arte Funerária dos Cemitérios São José, em Porto Alegre”, de Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, dia 16 de dezembro (quinta-feira), às 19h, no Salão Mourisco da BPE.

Na ocasião, haverá uma breve apresentação da obra e sessão de autógrafos. O livro foi publicado a partir da tese de doutorado da autora, defendida em 2015, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-IA), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Esta publicação é uma das contrapartidas do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre Ministério Público, a empresa Cortel ? responsável pela administração desses cemitérios ? e a Comunidade São José, proprietária das necrópoles. A obra amplia a bibliografia brasileira e é indispensável para o conhecimento e o entendimento da arte funerária do Rio Grande do Sul.

O livro

O livro conta a história dos acervos dos cemitérios da Comunidade São José, que complementam a cronologia da arte funerária desenvolvida na região das necrópoles porto-alegrenses. Segundo a autora, estes acervos são indispensáveis para entendermos o desenvolvimento da principal marmoraria gaúcha, a Casa Aloys de Jacob Aloys Friederichs, assim como muitas realizações de arte cemiterial e diversos aspectos da memória social da região sul. Os cemitérios em questão são particulares e foram arrendados para construção de um crematório no terreno do Cemitério São José II. “O resultado foi uma grande reformulação do espaço, com a remoção de parte substantiva do parque de jazigos para a implementação de um estacionamento. A modificação ocasionou uma significativa alteração no conjunto de arte funerária da cidade de Porto Alegre”, explica Luiza.

A obra é apresentada em quatro capítulos com aspectos teóricos e analíticos, começando pela leitura dos cemitérios como lugares de memória, repletos de signos e símbolos que versam sobre os mortos e a cultura, colocados nos túmulos para enaltecer os falecidos; segue-se um breve histórico sobre as necrópoles mais relevantes de Porto Alegre. No segundo capítulo, há um completo levantamento dos túmulos dos Cemitérios São José, seus falecidos, sua importância para o desenvolvimento da cidade e, por fim, o registro da descaracterização dessas duas necrópoles. Em seu conjunto e em sua conclusão, a obra discorre sobre o patrimônio cemiterial e sua permanência.

A autora conta que Porto Alegre movimentou um forte comércio de obras de arte tumulares, por meio de suas marmorarias que são apresentadas pela presença dos túmulos. Suas histórias são apresentadas por meio dos materiais e datações dos jazigos. “Trata-se de um belíssimo capítulo na História da Arte do Rio Grande Sul e de seus artistas, que o livro analisa no capítulo final intitulado “O cemitério dos artistas”. Nos Cemitérios São José estão sepultados grandes nomes da arte gaúcha e brasileira, como Pedro Weingärtner e sua família, José Lutzenberger e os marmoristas da Casa Aloys, empresa que atuou entre 1884 e os anos 1960”, completa.

A autora

Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho é professora no Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da UFPel. Doutora (2015) e Mestre (2009) em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. É membro fundador da ABEC - Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Coordena o Projeto de Pesquisa em Arte Funerária Marmorabilia, e o Projeto de Ensino Laboratório de Materiais e Técnicas, ambos no Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais da UFPel. Participa da AGS - Association of Gravestone Studies (USA) e da ACOR/RS (Associação dos Conservadores e Restauradores do Rio Grande do Sul).

 Serviço

O quê: Lançamento do livro “História e Arte Funerária dos Cemitérios São José, em Porto Alegre”, de Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho (Porto Alegre, editora Oikos, 2020.,280 p; i(25 x 17,5 cm)

Quando: Dia 16.12 .21 (quinta-feira), às 19h.

Onde: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado (rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre, RS)

A Biblioteca Pública do Estado funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada gratuita.

*Livro à venda no local para o público geral interessado.

Secretaria da Cultura