Ospa viaja a Lajeado com repertório que homenageia herança cultural alemã

Integrando a programação oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, concerto ocorre nesta sexta-feira(19/7), no Teatro Univates

Na foto, apresentação da Ospa pela Série Interior, em Lajeado, durante a temporada 2022 - Foto: Luiza Píffero | Ascom Ospa

Lajeado é o destino da próxima viagem da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). A apresentação alusiva ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul acontece na próxima sexta-feira (19/7), às 20h, no Teatro Univates. Com regência do maestro Evandro Matté, o concerto traz grandes nomes, como Beethoven e Bach, e conta com a participação da cantora lírica Raquel Fortes como solista convidada. O ingresso já pode ser retirado na Biblioteca Univates em troca de 2 litros de leite.

Pela Série Interior, que teve seu calendário alterado em função do desastre meteorológico que devastou o Rio Grande do Sul,  a Orquestra percorreu em junho Santa Cruz do Sul, Taquara e Canoas.

A regência será do maestro Evandro Matté
A regência será do maestro Evandro Matté - Foto: Vitória Proença
As datas para as demais cidades que receberão a Série Interior –  São Leopoldo, Erechim, Novo Hamburgo e Lagoa dos Três Cantos – serão confirmadas em breve. Na Casa da OSPA, o primeiro concerto em homenagem ao Bicentenário está previsto para 26 de julho.

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado e a Universidade do Vale do Taquari – Univates, o concerto em Lajeado integra a Série Interior dentro da Temporada Artística 2024 da OSPA, que há mais de 70 anos leva música a todos os cantos do Rio Grande do Sul. “Após as enchentes, os concertos programados dentro do Bicentenário da Imigração Alemã assumiram novos significados. Além de valorizar o legado dos imigrantes, nossa esperança é que a música possa confortar as pessoas”, diz o maestro Evandro Matté.

O programa desta sexta-feira celebra a herança musical de grandes compositores nascidos na Alemanha, começando com duas peças de Ludwig van Beethoven (1770-1827): “Abertura Coriolano” e “Allegretto”, o segundo movimento da “Sétima Sinfonia”. Outros pilares da música de concerto são celebrados, como Johann Sebastian Bach (1685-1750), Johannes Brahms (1833-1897) e Jacques Offenbach (1819 – 1880). Um favorito do público, o austríaco Johann Strauss II é lembrado com “Valsa do Imperador” e o brasileiro Alberto Nepomuceno é homenageado com “O Garatuja”.

Solista convidada, a soprano Raquel Fortes interpreta, em cada obra, uma personagem marcante do repertório operístico
Solista convidada, a soprano Raquel Fortes interpreta, em cada obra, uma personagem do repertório operístico - Foto: Vitor Ceolin
A soprano Raquel Fortes se junta à Orquestra em duas peças. Em cada obra, a cantora interpreta uma personagem marcante do repertório operístico: “A ‘Ária da Boneca’ na ópera de Offenbach é o momento em que apresentam Olympia a Hoffmann, que se apaixona por ela sem perceber que era uma boneca criada para enganá-lo. Além do caráter cômico, traz uma reflexão sobre a busca pela mulher ideal. Já na ária ‘Quel guardo il cavaliere’, na ópera de Donizetti, o fraseado, os ornamentos e o virtuosismo representam muito bem a personagem Norina, uma mulher segura que sabe o que quer”, explica Raquel.

Fundação Orquestra Sinfônioca de Porto Alegre

Concerto em Homenagem do Bicentenário da Imigração Alemã

Série Interior – Lajeado

Quando: sexta-feira (19/7), às 20h

Onde: Teatro Univates (Av. Avelino Talini, 171 - Bairro Universitário, Lajeado/RS)

Ingresso: 2 litros de leite, com distribuição de ingressos na Biblioteca Univates (aberta de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 12h).
*Limite de dois ingressos por CPF (pessoal e intransferível).

Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade.

Ludwig van Beethoven | Abertura Coriolano, Op. 62

Ludwig van Beethoven | Allegretto, da Sinfonia nº 7

Jacques Offenbach | Ária da Boneca, da ópera Os Contos de Hoffmann

Solista: Raquel Fortes

Johann Sebastian Bach | Ária da Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior, BWV 1068

Johann Strauss II | Valsa do Imperador

Alberto Nepomuceno | O Garatuja

Gaetano Donizetti | Quel Guardo il Cavaliere, da ópera Don Pasquale

Solista: Raquel Fortes

Johannes Brahms | Dança Húngara nº 5

Jacques Offenbach | Galop, da opereta Orpheus

Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Direção Artística e regência: Evandro Matté

Solista: Raquel Fortes (soprano)

Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk.
Apoio da Temporada Artística: Panvel, Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity, Imobi e Blumenstrauss.
Apoio institucional: Teatro Univates, Univates e Prefeitura de Lajeado.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.