Série Restauro traz Lucas Volpatto ao Espaço IPHAE

Encontro com o arquiteto será o último do ano

Foto: Lucas Pedruzzi
Por Gabriela Silva
Dia 28 de novembro ocorre o último encontro da Série Restauro no Espaço IPHAE Patrimônio RS. A partir das 16h, o arquiteto Lucas Volpatto discorrerá sobre o tema “Igreja das Dores - Patrimônio e Permanência”, no prédio localizado na Rua General Canabarro, 363, centro da capital.

As vagas são limitadas. Inscrições devem ser feitas pelo do e-mail gabriela-silva@sedac.rs.gov.br. As atividades do Espaço IPAHE vêm ocorrendo mensalmente, em formato de apresentação de tema e conversa com o público, fomentando a troca de ideias e a reflexão sobre os assuntos apresentados.

A igreja das Dores é a mais antiga de Porto Alegre. Foi o primeiro bem tombado da capital gaúcha, em 1938, pelo Iphan a pedido da comunidade. Em sua história, muitas foram as intervenções e os restauros e, com a comunidade sempre empenhada,  a preservação do monumento se caracteriza em testemunho vivo da história da cidade.
Foto: Lucas Pedruzzi
Em 2017, a igreja passou por seu último restauro, desta forma concluindo uma etapa de mais de três décadas de intervenções no local. Uma equipe multidisciplinar conduziu as atividades resgatando histórias e envolvendo a comunidade, sendo o restauro um símbolo de educação patrimonial.

Foto: Leandro Selister
Na palestra, será possível ver todas as etapas da obra, a intervenção na cobertura, nos bens integrados móveis e imóveis e as atividades educativas. Será debatido, ainda, a permanência de um patrimônio tão importante para a cidade.

Lucas Volpatto

É mestre em arquitetura e urbanismo pela UniRitter/Mackenzie,  pós graduado  em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Edificado pelo CECI  e graduado em arquitetura e urbanismo pelo Centro universitário Ritter dos Reis, onde atua como docente desde 2017 ministrando as disciplinas de Patrimônio e Restauro, Projeto de arquitetura e, também, a disciplina de Rearquitetura no curso de Especialização em Arquitetura de Interiores .

Atua no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) - departamento RS - como diretor financeiro adjunto,  entidade pela qual  também foi membro curador do FUMPOA (Fundo Monumenta Porto Alegre) e conselheiro do COMPAHC (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre).  É conselheiro convidado  na Comissão Temporária de Patrimônio Histórico do CAU/RS (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul) e membro  da CAAS (Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre),  onde atua na normatização de  projetos para novas igrejas e no inventário do acervo  histórico artístico da arquidiocese  de Porto Alegre.

Série Restauro - Espaço IPHAE Patrimônio RS com Lucas volpatto
Dia: 28 de novembro, das 16h às 18h