Expotchê celebra a cultura gaúcha em Brasília
Publicação:

A tradição gaúcha está no centro das celebrações da 29ª Expotchê, em Brasília, no Distrito Federal. Nesta sexta-feira (3), a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou da abertura do evento, que segue até o dia 12 de junho, no Parque da Cidade.
Na ocasião, a secretária também apresentou um vídeo sobre as realizações da Secretaria da Cultura (Sedac) desde 2019. A peça audiovisual destacou os investimentos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a atuação da pasta na execução dos recursos da Lei Aldir Blanc, o fomento à economia criativa e o programa Avançar na Cultura, que investe R$ 112 milhões no setor cultural do Rio Grande do Sul. O vídeo ficará em exibição nos espaços da Expotchê durante toda a sua duração.
O primeiro dia de atividades contou com a apresentação do Grupo Tholl, trupe circense de Pelotas, do Grupo de Danças Coração Gaúcho e da banda Nenhum de Nós.
A secretária Beatriz Araujo agradeceu ao diretor do Grupo Tholl, João Luis Rocha Bachilli, pela participação da trupe circense na Expotchê. "É uma honra para o governo do Estado do RS participar deste evento e apresentar o Grupo Tholl para todos os presentes. Que seja lindo para a Expotchê, como já iniciou aqui. Desejo muita festa com o Grupo Tholl", saudou Beatriz.
Expotchê
A feira integra o Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. Realizado desde 1992, é considerado o mais tradicional e antigo evento de Brasília. Durante os 10 dias de evento, a Expotchê promove apresentações musicais, circenses e de dança.
São 27 anos exaltando a cultura gaúcha e o tradicionalismo. Nas últimas edições, a feira contou com a participação de municípios de várias regiões turísticas, como a Região das Missões, a Rota Romântica, a Rota do Vinho, a Costa Doce e a Região do Pampa Gaúcho. Também é um espaço de divulgação do trabalho desenvolvido pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) existentes em Brasília, que apresentam espetáculos artísticos durante o evento.
O acesso da população ao evento é gratuito em todos os dias na primeira hora, das 16h às 17h, nos dias de semana, e das 11h às 12h nos finais de semana. Além disso, portadores de necessidades especiais têm acesso gratuito e facilitado durante todo o período de realização do evento. Também é feita a distribuição de convites cortesia – anualmente, são distribuídos 20 mil convite, por meio de parcerias com entidades de classe, órgãos do governo, embaixadas e expositores do evento.Para saber mais, acesse o site da Expotchê.