MACRS apresenta exposição "Tesouro das Feras" do artista Bruno Novelli
Publicação:

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), inaugurou nesta quarta-feira (20) a exposição Tesouro das Feras, do artista cearense Bruno Novelli. O evento aconteceu na Galeria Xico Stockinger, localizada no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana. Com curadoria de Chico Soll, a mostra traz ao público um conjunto de pinturas, tanto inéditas quanto representativas, da trajetória do artista.
"Tesouro das Feras é o resultado da pesquisa de Bruno Novelli acerca de uma ainda mais nova figuração, profundamente relacionada ao desenvolvimento das imagens nas mídias digitais. É a partir de uma pulsão autogeradora, autopoética, causada pelo impacto das imagens, que Bruno desenvolve um trabalho que mistura um imaginário vernacular e contemporâneo. Por meio de um processo apropriativo, desenvolvido pelo artista como a utilização de Samples (amostras), é que as pinturas se formam: trechos de tábuas sumérias, pinturas góticas e faturas antropofágicas se misturam a um território novo, inexplorado, dominado por feras antropomórficas, seres sobrenaturais."
Bruno Novelli
(Fortaleza - Ceará, 1980. Vive e trabalha em São Paulo.)
Com uma produção desenvolvida em diferentes suportes, incluindo pinturas, desenhos e projetos digitais, Bruno Novelli relaciona uma ampla gama de imaginários e símbolos que transitam entre o tropical, o popular, o místico e o ficcional. Em 2021, participou da exposição "1981 / 2021: Arte contemporânea brasileira na coleção de Andrea e José Olympio Pereira", no CCBB, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
Chico Soll
(Porto Alegre - Rio Grande do Sul, 1992. Vive e trabalha em São Paulo)
Curador independente, é membro do Comitê de Acervo e Curadoria do MACRS e do Comitê de Curadoria da Fundação Ecarta. De 2018 a fevereiro de 2020 foi curador, gestor e produtor da Galeria Prego, espaço autônomo de pesquisa em curadoria e produção de exposições. Em 2019, foi indicado ao Prêmio Açorianos na categoria Curador, pela exposição "Lento Crepúsculo", realizada com Fernanda Medeiros e Gabriel Cevallos durante a programação do 5º Festival Kinobeat. É um dos idealizadores do Pólvora - Festival dos Espaços Autônomos de Arte. Como curador, investiga principalmente a produção de jovens artistas. Seu objeto de pesquisa orbita entre os temas de ubiquidade, identidade, cotidiano e afetividade em lugares digitais ou na?o.
“Tesouro das Feras”
Abertura: 20 de outubro de 2021,
Horário: das 10h às 18h
Local: Galeria Xico Stockinger, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
Visitação: de 21 de outubro a 28 de novembro de 2021.
*De segundas-feiras a domingos, das 10h às 18h.