Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCMQ lança catálogo da exposição Podium com atividades integradas

Publicação:

Exposição Podium
Exposição Podium - Foto: Fabio Alt
Por Ascom | CCMQ

Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), apresenta, na próxima terça-feira (25), o catálogo da exposição Podium. As atividades começam às 18h, com uma conversa com os curadores Edson Luiz André de Souza e Elida Tessler na frente da Biblioteca Erico Verissimo, com o objetivo de estreitar o diálogo entre literatura e artes. Às 19h, na Sala Norberto Lubisco (Cinemateca Paulo Amorim), será exibido o documentário Epidemia de Cores, dirigido por Mário Eugênio Saretta. O filme, que aborda temas como arte, loucura e liberdade - tópicos presentes na exposição -, será seguido por um bate-papo com a psicóloga Bárbara Neubarth, uma das fundadoras da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. 

A exposição Podium aconteceu na CCMQ no segundo semestre de 2022. A mostra reuniu trabalhos de dez artistas contemporâneos em diálogo com a obra homônima de Arthur Bispo do Rosário. Sob a curadoria da artista visual e professora Elida Tessler e do psicanalista Edson Luiz André de Souza, estabeleceu-se um diálogo com a obra de Bispo do Rosário através dos trabalhos de Amanda Teixeira, Eduardo Montelli, Letícia Bertagna, Maria Ivone dos Santos, Otacílio Camilo e Vivi Pasqual.  Os destaques da exposição incluíram também também o fotógrafo cego esloveno naturalizado francês Evgen Bavcar, a guatemalteca Regina José Galindo e os artistas Natália Leite e Luiz Guides, que apresentaram obras produzidas na Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. 

A publicação bilíngue (português e espanhol) conta com textos de Edson Luiz André de Sousa, Elida Tessler, Elisandro Rodrigues, Guilherme Mautone e Andrei Moura. O projeto gráfico é assinado por Amanda Teixeira e contempla, ainda, registros da programação educativa paralela à exposição, aprofundando o debate sobre a produção artística contemporânea, a cultura popular e as relações estabelecidas entre arte e saúde mental. No evento de lançamento, o material será distribuído gratuitamente. 

Sobre a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro

A Oficina de Criatividade do HPSP foi fundada em agosto de 1990 como um espaço de reabilitação psicossocial da rede de saúde mental do SUS. É um lugar para as artes, inspirado nos ensinamentos da psiquiatra Nise da Silveira. Neste espaço, são atendidos moradores e frequentadores do Hospital Psiquiátrico São Pedro, pacientes internados na área hospitalar, ambulatorial e grupos da comunidade do entorno, que são encaminhados por outros serviços da rede de saúde.

Serviço

Lançamento do catálogo da exposição Podium

Data: 25/07
Horário: 18h | Conversa com Edson Luiz André de Souza e Elida Tessler, curadores da exposição Podium
Local:  Biblioteca Erico Verissimo

Horário: 19h | Exibição do documentário "Epidemia de Cores", seguido de conversa com Bárbara Neubarth do HPSP
Local:  Sala Norberto Lubisco da Cinemateca Paulo Amorim

Secretaria da Cultura