Casa de Cultura Mario Quintana promove atividades no Dia das Crianças
Feira, oficinas e apresentações acontecem a partir das 10h, em diversos espaços da Casa
Publicação:
Em comemoração ao Dia das Crianças, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove no sábado (12/10) uma intensa programação voltada para o público infantojuvenil. A agenda começa às 10h e conta com atividades em diversos espaços da Casa, como propostas lúdicas, brinquedos, apresentações e uma feira.
A Livraria Taverna, estabelecimento parceiro da CCMQ, organiza a Feira do Livro Infantil, a realizar-se das 10h às 18h, na Travessa Rua dos Cataventos. Nela, editoras e livrarias convidadas irão comercializar obras literárias voltadas para o público infantil.
Ao longo da tarde, outras atividades simultâneas ocorrem na Travessa. Das 14h às 18h, as crianças poderão desfrutar gratuitamente de brinquedos, como cama-elástica e piscina de bolinhas. No palco Elis Regina, às 14h30min, a multiartista Mayura Matos apresenta “Kuumba conta Histórias”, contação de histórias infantis que explora os valores civilizatórios afro-brasileiros. Por fim, às 16h, a CCMQ e o Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) promovem o espetáculo de mágicas Beto Show, também no palco Elis Regina.
O Projeto Educativo da CCMQ também marca presença na programação e promove a oficina “Dar o nome: e se a cidade fosse nossa?”, que acontece na sala Hermes Mancilha, no 4° andar da CCMQ, às 15h. No encontro, o público infantojuvenil terá a oportunidade de conversar sobre personagens por trás de nomes de ruas e bairros de Porto Alegre a partir de uma cruzadinha coletiva.
A diretora da CCMQ, Germana Konrath, ressalta a importância de aproximar o público infantil de iniciativas culturais: “pensar em ações e projetos especificamente para crianças é reconhecer o potencial criativo e artístico dos pequenos, mas também promover o desenvolvimento de senso crítico e de pertencimento cultural desse público”. Segundo ela, “é fundamental que as crianças sejam parte de políticas culturais cidadãs, que encontrem em linguagens artísticas formas de crescer e de se expressar, valorizando as diferenças e ampliando seu repertório simbólico e sua capacidade de imaginar e de refletir.”
Outras instituições da Sedac sediadas no prédio da CCMQ também terão atividades especiais. A Biblioteca Lucília Minssen, localizada no 5° andar e que na data celebra seus 70 anos de criação, terá atividades acontecendo das 14h às 18h, incluindo contações de histórias e apresentações musicais. A agenda completa pode ser conferida no instagram da instituição: @bibliotecaluciliaminssen.
Já o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) promove a oficina “Minizines Beijocas”, das 15h às 17h, em seu ateliê, no 5° andar da CCMQ. Voltada para crianças a partir dos seis anos, a atividade convida o público a produzir um pequeno fanzine, palavra surgida da contração de fanatic magazine (revista fanática, em tradução livre), a partir de ilustrações da arte-educadora em formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Joana Custódio, e de histórias infantis, como A Princesa e o Sapo. A atividade não tem inscrições prévias, mas a participação está sujeita à lotação do ateliê. No dia seguinte (13/10), a instituição organiza o CDE Aberto, também das 15h às 17h, ação convida as crianças a realizarem experimentações artísticas.
As atividades do Dia das Crianças na CCMQ são gratuitas.
O plano anual da CCMQ é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio direto do Banrisul, patrocínio Master do Nubank, patrocínio Prata da CEEE Equatorial e patrocínio Bronze do Ventos do Sul; apoio de Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e iSend; e realização da Sedac e do Ministério da Cultura – Governo Federal.