Projeto Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana lança versão física de material pedagógico
Distribuição gratuita a educadores sociais e de escolas públicas começa no dia 13 de dezembro
Publicação:
O Projeto Educativo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) promove na próxima quinta-feira (12/12), o lançamento da versão física do material pedagógico “Onde, Quem, Como e Quando CCMQ – Estratégias para aproximar” (OQCQ CCMQ). Aberta à comunidade, a apresentação da publicação ocorrerá no auditório Luis Cosme (4° andar da CCMQ), às 16h. A partir do dia seguinte, na sexta-feira, 13 de dezembro, professores de escolas públicas e educadores sociais podem retirar o material gratuitamente na recepção da ala Oeste, mediante comprovação de vínculo com alguma instituição de ensino ou de atendimento social. A CCMQ é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
O OQCQ CCMQ é voltado para profissionais que buscam desenvolver atividades de arte-educação, educação patrimonial e educação para a cidadania com seus alunos. Como o primeiro material permanente sobre a Casa de Cultura, ele busca definir seu objeto de estudo a partir de três eixos: as pessoas que passaram pelo prédio onde hoje está a instituição, os espaços que elas ocuparam e como elas o fizeram.
O coordenador Educativo da CCMQ, Bruno Salvaterra, explica que o material é composto por um caderno principal com páginas divididas em três partes, o que permite que ele seja lido de diferentes formas: “a produção de novos textos a cada leitura reforça a busca por múltiplas visões de um objeto”, explica Bruno. “Somente a soma de fragmentos possibilita uma aproximação do que é realmente a Casa”, completa ele.
Além disso, o material é composto por uma carta aos educadores e nove propostas pedagógicas que buscam a reflexão e a prática em sala de aula.
A iniciativa foi desenvolvida ao longo de três meses, passando pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano, e analisa o passado e o presente da CCMQ para pensar seu futuro, a ocupação de seu espaço e a sua relação com Porto Alegre. A versão digital do material foi lançada ainda enquanto a Casa de Cultura estava fechada, no dia 26 de julho. O download está disponível por meio deste link.
A concepção, produção executiva e revisão técnica foram realizadas por Bruno Salvaterra, Sofia Perseu e Germana Konrath. Bruno Salvaterra, Sofia Perseu e Isabella Damaceno são os responsáveis pelos textos. Luiza Rabello, do Vinco Estúdio, desenvolveu o design, e as ilustrações foram criadas por Caio Weber. As fotos utilizadas são do acervo do NAM/CCMQ, Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Junior Ivans, André Furtado, Gabriela Fritsch, Andressa Moreira, Tetsuo Argenton e Solange Brum, da Ascom/Sedac. Rafaela Milara Kersting ficou à frente da revisão de textos, e a impressão ficou sob responsabilidade da Ideograf - Gráfica e Editora. O planejamento e a gestão executiva do projeto "Toda Casa de Cultura é uma Escola", para Lei Rouanet, foi realizada pela Cida Cultural.
Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC) e conta com patrocínio direto do Banrisul, patrocínio da CMPC, Unifertil e Postos Buffon, apoio Tintas Renner e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço
Lançamento da versão física do Material “OQCQ CCMQ – Estratégias para aproximar”
Quando: Quinta-feira (12/12), às 16h
Onde: Auditório Luis Cosme, 4° andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre)