Um “bolero bronco” no Projeto Acalanto desta quinta na CCMQ
Publicação:

R. Fernandez & as Danças de Salão se apresenta nesta quinta-feira (27), às 19h, no Auditório Luis Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A banda foi selecionada na chamada pública de Programação Permanente de Música, que tem por objetivo difundir o trabalho de músicos gaúchos. A entrada é gratuita.
O artista define suas produções e performances como bolero bronco. Irmão “feio” do bolero tradicional, o bronco é estilo feito em escalas menores, de compasso ternário, onde se misturam valsas lacônicas, polcas grosseiras e improvisos viscerais. São poucos – e muitas vezes dissonantes – acordes, que servem para emoldurar a voz tonitruante e as narrativas singulares do músico.
Inspirados em nomes como Bertold Brecht, Kurt Weill, Lupicínio Rodrigues, Chico Buarque, Leonard Cohen, Sigmund Freud, Hieronymus Bosch, Tom Waits, Macedonio Fernández, Nick Cave e Jacques Brel, a banda também se propõe a provocar o público, a desconformá-lo e, por que não dizer, desconfortá-lo. Essa foi a maneira encontrada para explorar temas como a perda da esperança e o universo lírico representado em sua forma mais bruta, por meio de discursos repletos de ironia e sarcasmo, uma vez que as canções da R. Fernandez & as Danças de Salão constroem imagens enquanto contam histórias, e vice-versa.
Integram a banda Rodrigo Fernandez/R. Fernandez (voz, piano, guitarra e produção) e Carlos Ferreira (trompete naïf).
Serviço
Projeto Acalanto recebe R. Fernandez & as Danças de Salão
Data: 27 de julho | Quinta-feira
Hora: 19h
Local: Auditório Luis Cosme – 4º andar da CCMQ – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre
Entrada gratuita
FOTO: Cristiana Marçal