Canção oficial dos Festejos Farroupilhas 2022 está disponível para download

“Num só lugar”, canção oficial dos Festejos Farroupilhas 2022, está disponível para download na página da Secretaria de Estado da Cultura.
A canção “Num só lugar” foi escolhida por meio de concurso organizado pela Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas 2022. A vencedora concorreu com mais nove canções, tendo cumprido com todos os requisitos propostos no edital. A escolha foi feita por uma comissão avaliadora, composta pelos membros da Comissão.
A música é de autoria dos músicos Fernando Espindola (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista), integrantes do grupo Alma Gaudéria.

Confira a letra da música 'Num só lugar'

É fácil amar o Rio Grande
E desta terra se orgulhar
Pois pra conhecer o mundo não precisa viajar
Aqui cores, credos e raças
Vivem em perfeita harmonia
O gaúcho é um só povo
Mas de muitas etnias

Tem alemão, negros índios
Polacos, açorianos
Hermanos lá na fronteira
Na serra o povo italiano
Parece que todo o mundo
Mandou seus representantes
que escolheram este chão
E se tornaram imigrantes

Refrão
Viva o nosso Rio Grande
Viva todas etnias
Está na diversidade
A nossa grande magia
Obrigado aos que vieram
Nos fazer acreditar
Que um pouco de todo o Mundo
Se encontra "Num só lugar"

Até na arquitetura
O Rio Grande é diferente
Porque cada região
Germinou sua semente
E quem conhece já sabe
De cada povo seu jeito
Mas cada um se completa e se vive com respeito

Os imigrantes trouxeram
Seus costumes, sua essência
Trabalharam e fizeram
Do Rio Grande sua Querência
Com sabores e aromas
Que forjaram a tradição
E identificam o gaúcho
Com churrasco e o chimarão

Refrão
Viva o nosso Rio Grande
Viva todas etnias
Está na diversidade
A nossa grande magia
Obrigado aos que vieram
Nos fazer acreditar
Que um pouco de todo o Mundo
Se encontra "Num só lugar"

Festejos Farroupilhas

No âmbito das comemorações alusivas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, em 2020, foi criada a Comissão Especial, coordenada pela Sedac e integrada por mais 14 entidades – número ampliado para 18 entidades parceiras em 2022. Coube a essa Comissão a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano, que culminaram com os Festejos Farroupilhas.

Os Festejos Farroupilhas 2022 terão início no dia 12 de agosto, com o acendimento e distribuição da Chama Crioula, no município de Canguçu, e se estenderão até 20 de setembro.

Em abril, a Comissão anunciou o patrono das comemorações deste ano, o músico Adair de Freitas. Natural de São Gabriel, Adair é cantor, compositor, gaiteiro e violinista. Com mais de 50 anos de carreira, é autor de músicas que se tornaram clássicos do cancioneiro regional, como De Já Hoje, Meu Canto, Mocito, Previsão, Changueiro de Vida e Lida, Vento Xucro e, mais recentemente, Romance de um peão porteiro - com a qual foi vencedor da Califórnia da Canção Nativa, entre outros festivais. Tem 14 discos gravados, 1 DVD e cerca de 300 músicas em festivais, somando mais de 500 músicas desde o início de sua carreira.