Virada Sustentável Porto Alegre 2018 terá noventa atrações culturais gratuitas
Publicação:

A 3ª edição da Virada Sustentável será realizada de 6 a 8 de abril de 2018, em Porto Alegre. O evento, financiado pelo Governo do Rio Grande do Sul por meio do sistema Pró-cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC), terá como tema principal a educação e seus desafios na agenda da sustentabilidade.
A edição 2018 aborda e desenvolve outros temas como a redução das desigualdades sociais, as cidades sustentáveis, o consumo responsável, água potável e saneamento, paz, justiça, instituições eficazes e colaboratividade.
O festival reúne cerca de 200 atrações e atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em cinco Ecopontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção, a Unisinos - Campus Porto Alegre e o SESC Protásio Alves.
Todas as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser consultada no site http://www.viradasustentavel.org.br/poa.
As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são inspiradas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo o conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano.
Cada tema da Virada Porto Alegre 2018 está relacionado com um ou mais ODSs e foram escolhidos colaborativamente com o Conselho Consultivo do festival, composto por representantes de diversos setores da cidade de Porto Alegre. Todas as atividades da Virada perpassam, de uma ou mais formas, esses Objetivos (veja mais abaixo a lista completa dos ODSs escolhidos pela Virada 2018).
Nesta edição, a Virada Sustentável Porto Alegre criou 14 roteiros - as Trilhas -, que agrupam as atividades por interesses específicos: Acessibilidade, Ações descentralizadas, Bem estar e esporte, Cinema, literatura e artes visuais, Circo, teatro e dança, Consumo responsável, Ecogastronomia, Educação, Empreendedorismo sustentável, Mulheres de Virada, Música, Nossas águas, Viradinha Kids e Vozes negras. Cada trilha está ligada a um ou mais ODSs e dão a dimensão da amplitude do evento. Como a sustentabilidade é um tema transversal, algumas atividades compõem mais de uma Trilha.
As atividades da Trilha Acessibilidade são baseadas no ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis - "Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis". Esta edição da Virada conta com uma série de programações acessíveis, com audioguias, audiodescrição e tradutores de LIBRAS em vários espetáculos e oficinas, na Casa de Cultura Mário Quintana, na Redenção e no Centro Cultural Vila Flores. Acesse aqui a programação: https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2018/tag/acessibilidade.html
Já as atividades da Trilha Educação são baseadas no ODS 4 - Educação de Qualidade: assegurar educação inclusiva e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao o longo da vida para todos e todas. Ao todo, são 56 atividades fazem parte dessa Trilha, entre seminários, oficinas, palestras, rodas de conversa e espetáculos educativos. Acesse aqui a programação completa da Trilha Educação: https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2018/tag/educacao.html
Nessa edição, a Virada terá três Trilhas Culturais, que estão baseadas no ODS 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. São cerca de 90 atrações e atividades, como oficinas, trocas de livros, espetáculos de circo, teatro, dança e música, mostras de cinema e saraus que, de alguma forma, promovem o fortalecimento da cultura, da educação e da sustentabilidade (veja abaixo os destaques de cada trilha cultural).
Neste ano a Virada faz uma grande parceria com a Serenata Iluminada, que acontece na Redenção, no sábado (07 de abril). Seis bandas musicais locais, selecionadas pelo projeto Porto Alegre Musical, se apresentam na Serenata Iluminada especial Virada Sustentável. Já o projeto Música Para Todos traz para a Virada dois espetáculos, que acontecem no domingo (08 de abril), na Praça Júlio Mesquita (em frente ao Gasômetro): a Orquestra Jovem de Porto Alegre e A Sbornia Kontr'Atracka.
A Virada Sustentável Porto Alegre 2018 é apresentada pela Braskem, com Patrocínio Master da Liberty Seguros. Patrocínio: Lojas Renner, Thyssenkrupp, Booking.com e Sulgás. Patrocínio Educacional: Unisinos. Apoio Institucional: Sistema Fecomercio RS, Sebrae RS, PNUD, Prefeitura de Porto Alegre e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Apoio: Fundação Gaia, Grupo Zaffari e ACNUR (Agência da ONU para Refugiados). Apoio de mídia: RBS TV, BandNews e Metro Jornal Porto Alegre.
Financiamento: Pró-Cultura RS - LIC / Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Cultura / Governo Federal.