Recital gratuito na Casa da OSPA traz repertório de câmara de Rachmaninoff e Beethoven

A apresentação é do Trio Guarani, formado por músicos da OSPA

Trio Guarani creditos vitoriaproenca
O Trio Guarani é formado pelo violinista Geovane Marquetti, o violoncelista Murilo Alves e o pianista André Carrara - Foto: Vitória Proença - Ascom - OSPA
Por Ascom | OSPA

Dois dos principais compositores de concerto integram a programação de junho da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). No próximo domingo, 11 de junho, às 18h, o Trio Guarani apresentará “Trio para Piano nº 5, Op. 70 nº 1”, de Ludwig van Beethoven, e “Trio Élégiaque nº 1”, de Sergei Rachmaninoff, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. O grupo é composto pelo violinista Geovane Marquetti, pelo violoncelista Murilo Alves e pelo pianista André Carrara. A apresentação é gratuita e ocorrerá de acordo com a ordem de chegada.

Conhecido e celebrado por suas sinfonias virtuosas e grandiosos concertos para piano e orquestra, o compositor e musicista russo Sergei Rachmaninoff (1873-1943) também aventurou-se no repertório de câmara, especialmente no início de sua carreira. Neste recital, o Trio Guarani interpreta seu “Trio Élégiaque nº 1 em Sol Menor”, ou “Trio Lamentoso”, tocado pela primeira vez durante a estreia do pianista no Teatro de Moscou. O “Trio Élégiaque” foi batizado em homenagem ao primeiro movimento de “Trio para Piano, Op. 50”, de Tchaikovsky (Pezzo elegiac), e encerra com uma marcha fúnebre, assim como a obra de seu mentor. O violoncelista Murilo Alves destaca o sentimento da peça: “é repleta de lirismo e melancolia que marcam a escrita do compositor”. Após a morte de Piotr I. Tchaikovsky, Sergei Rachmaninoff viria a compor o segundo “Trio Élégiaque”, em sua homenagem.

Atração da segunda parte da apresentação, Ludwig van Beethoven (1770-1827) é apontado como o compositor mais inovador do classicismo, elevando a complexidade e dinâmica do gênero, e cimentando as bases para a era romântica da música de concerto na Alemanha e na Europa. Seu “Trio para Piano nº 5 em Ré Maior, Op. 70 nº 1, ‘Ghost’” é um dos dois trios para piano publicados como Op. 70 em 1808, durante a segunda fase criativa do compositor. Murilo comenta que seu marcante segundo movimento “rendeu à obra a alcunha de ‘Trio Fantasma’, devido a anotações do compositor no manuscrito original”. Neste período, Beethoven encarava a dura piora de sua perda de audição. Seus trabalhos na época tratavam, notavelmente, de sofrimento e heroísmo, em intensidades cada vez mais apoteóticas. Tal visão de mundo, imprimida em “Trio Para Piano nº 5, ‘Ghost’”, mudou o patamar da música camerística da época.

Série Música de Câmara

A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da OSPA. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. Esta é a 4ª edição na Temporada 2023.

Recital da Série Música de Câmara – Trio Guarani

Quando: domingo, 11/06
Horário: 18h
Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)