Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Biblioteca Pública Romano Reif divulga atividades para o Dia do Patrimônio

Instituição da Sedac contará com exposição sobre a Vila do IAPI e passeio fotográfico

Publicação:

Imagem registrada de uma visão aérea, em tons de preto e branco, com diversos prédios e vilas entre os anos 1990 e a primeira década de 2000
Exposição “Vila do IAPI 71 anos” conta com registros sobre a história do bairro - Foto: Nicolai Lenskij/Foto Nick

A Biblioteca Pública Romano Reif, instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), convida o público para participar das atividades alusivas ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Na programação, a exposição “Vila do IAPI 71 anos” e um passeio fotográfico, organizados pela Associação dos Moradores e Amigos da Vila do IAPI. As ações ocorrem de 16 a 23 de agosto, com entrada gratuita.

Exposição fotográfica

A mostra “Vila do IAPI 71 anos” procura apresentar um olhar atento às características do conceito-jardim europeu que serviu de inspiração ao bairro IAPI, bem como às peculiaridades da arquitetura e urbanismo do Conjunto Residencial Passo D’Areia, com registros fotográficos sobre a história do bairro. A exposição fica em cartaz de 16 a 23 de agosto, de segunda a sexta-feira.

As fotos são de autoria de Marcos Frizzo, um dos moradores da vila, sobre o paisagismo dos arredores do Parque Alim Pedro e a arquitetura do prédio da rua Rio Pardo, onde a cantora Elis Regina morou durante o início da sua carreira.

Com detalhes da construção da vila e sua inauguração, em 1953, algumas imagens selecionadas para essa exposição fazem parte do acervo de Edmundo Gardolinski, doado pela família Gardolinski ao Núcleo de Pesquisa em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NPH-UFRGS). 

Há também imagens do fotógrafo Eduardo Lenskij, do estúdio Foto Nick,que apresentam o contraste da arquitetura dos prédios da vila com os prédios construídos entre os anos 1990 e a primeira década de 2000, na Avenida Plínio Brasil Milano.

A exposição é uma iniciativa do grupo de moradores e amigos da Vila do IAPI, formado por Silvana Wieczorek, Maria Cristina Menegat Simões Pires, Maria Cristina Maluf Gardolinski, André Gardolinski, Ricardo Gardolinski, Humberto Corrêa, Júlia Camargo Corrêa, Lucas Volpatto e Nelson Stelmaszczy.

Passeio fotográfico

Além da mostra, será realizado um passeio para fotografar a Vila do IAPI, no sábado (17), iniciando e terminando na Biblioteca Pública Romano Reiff. 

Para participar da atividade é preciso somente um celular ou uma máquina fotográfica. Não é necessário inscrição prévia, basta que o visitante se apresente em frente à biblioteca, às 15h. A organização recomenda que os participantes tragam uma garrafa com água e calçados confortáveis para a caminhada.

Ao final do passeio será solicitado que todos compartilhem dez fotos com o grupo da organização das atividades. As imagens serão encaminhadas para a equipe do Dia Estadual do Patrimônio Cultural.

Serviço

Exposição fotográfica “Vila do IAPI 71 anos”
Quando: De 16 a 23 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde: Biblioteca Estadual Professor Romano Reif (Praça Largo da Bandeira, 64, Porto Alegre)
Entrada gratuita

Passeio fotográfico
Quando: 17 de agosto (sábado), das 15h às 17h
Onde: Biblioteca Estadual Professor Romano Reif (Praça Largo da Bandeira, 64, Porto Alegre)
Atividade gratuita

Sobre a biblioteca

Criada em 7 de dezembro de 1970, a Biblioteca Pública Romano Reif teve sua sede construída para abrigar um acervo geral, hoje superior a 12 mil obras de gêneros variados. A instituição oferece ao público atividades culturais e empréstimo de livros. É um espaço integrado à comunidade local, utilizado como convivência. 

A Biblioteca Pública Romano Reif funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h. A entrada é franca.

*Texto por Gabriel Maciel/Sob supervisão de Sara Goldschmidt

Secretaria da Cultura