Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Casa de Cultura Mario Quintana abre edital de ocupação nas áreas de Artes Cênicas e Música

Serão selecionados 12 espetáculos para apresentações no Teatro Carlos Carvalho

Publicação:

A imagem mostra um pequeno teatro ou auditório com um palco de madeira e cadeiras de assento vermelho e estrutura metálica preta. As cadeiras estão organizadas em fileiras, com algumas posicionadas em um semicírculo na parte de trás do palco. As paredes são de tijolos pintados de preto, e o teto tem refletores e equipamentos de iluminação suspensos. O ambiente tem um clima intimista, com iluminação suave e discreta.
Teatro Carlos Carvalho tem capacidade para 70 pessoas - Foto: Thiele Elissa/Divulgação CCMQ
Por ascom ccmq I edição: ascom sedac

Com o objetivo de promover a diversidade artística e cultural, o "Edital de Ocupação do Teatro Carlos Carvalho" está sendo lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), com o apoio da Associação de Amigos da Casa (AACCMQ). A iniciativa selecionará espetáculos de artes cênicas - circo, dança e teatro - e de música, responsáveis por ocupar o espaço durante este ano. As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (10/2) até o dia 10 de março e podem ser feitas por meio do formulário neste link

O edital oferecerá subsídios às produções contempladas, sendo R$ 4 mil para propostas de artes cênicas, para uma temporada de três dias de apresentações, e R$ 1,5 mil para propostas musicais, referentes a performances únicas. Acesse o regulamento clicando aqui.

Serão selecionados oito espetáculos de artes cênicas e quatro musicais. As propostas podem ser enviadas por pessoas jurídicas de direito privado, como associações, fundações, cooperativas e empresas culturais estabelecidas no Estado. Cada proponente poderá inscrever até duas propostas, embora apenas uma poderá ser contemplada. As submissões de artes cênicas devem incluir, obrigatoriamente, pelo menos uma apresentação com recursos de acessibilidade, como tradução em Libras e/ou audiodescrição, com recursos disponibilizados pela CCMQ.

As temporadas de artes cênicas serão realizadas entre junho e setembro, enquanto os shows musicais ocorrerão de junho a agosto de 2025. 

A comissão de avaliação levará em consideração critérios como coesão e coerência, relevância conceitual, inovação, originalidade, organização e planejamento, além do protagonismo de pessoas pretas, indígenas, com deficiência, transexuais e travestis. Serão atribuídos pontos extras às propostas que destacarem ações afirmativas, promovendo a inclusão e a diversidade.

O resultado será divulgado em 28 de abril, no site da CCMQ, no Instagram da Casa (@ccmarioquintana) e no site da Sedac. Mais informações podem ser consultadas via e-mail: ccmq.teatros@gmail.com.  

O Teatro Carlos Carvalho tem capacidade para 70 pessoas. O espaço de apresentações foi contemplado pelo edital em função da reforma que ocorrerá no Teatro Bruno Kiefer do início ao fim deste ano. 

O plano anual da Casa de Cultura Mario Quintana é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio direto do Banrisul; patrocínio de Master Nubank; patrocínio Prata de CEEE Equatorial; patrocínio Statkraft; apoio de Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e iSend; e realização da Sedac e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Secretaria da Cultura