Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Secretários e dirigentes de Cultura terão agenda com a ministra Margareth Menezes

Publicação:

-
-
Por Josiane Rotta | Ascom Sedac

No próximo encontro do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, nesta segunda (06) e terça-feira (07), em Brasília, está prevista uma reunião com a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Este será o primeiro evento presencial do fórum depois da retomada do Ministério da Cultura (MinC) e do calendário de execução das Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2. A agenda com a ministra deve ocorrer no dia 07. 

A secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo, que é vice-presidente do fórum, participará da programação. Ela lembra que, em novembro passado, quando foi realizada a reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura em Bento Gonçalves (RS), o grupo divulgou a Carta do Rio Grande do Sul, firmada por dirigentes de cultura de 22 estados brasileiros. No final daquele mês, o grupo entregou a carta ao então vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, coordenador da equipe de transição do governo. 

Naquele momento, diante da perspectiva de recriação do Ministério da Cultura, o foco era a apresentação das nossas recomendações para a equipe responsável pela transição. Agora será a primeira oportunidade de um contato direto com a ministra Margareth Menezes para alinhamentos importantes como o calendário de execução dos recursos previstos nas Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2 para a viabilização de projetos culturais”, informa Beatriz. 
 
Na agenda, ela será acompanhada do presidente do fórum, o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha, e da secretária adjunta da Cultura do Rio Grande do Sul, Gabriella Meindrad, e também de outros dirigentes da Cultura. 

 
Programação do fórum 

06 de fevereiro, no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) 

9h às 10h - Café de boas vindas 
10h - Abertura e apresentação das pautas 
10h30 às 12h - Os desafios das políticas públicas para 2023 e o papel do fórum na reconstrução do MinC / Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 
12h - Foto oficial 
12h30 às 14h - Intervalo de almoço 
14h - Formalização do Fórum Nacional, com convidados: Nilce Costa, diretora institucional do Consed, e Evandro Borges, assessor jurídico do Consed 
15h às 18h - Carta de Brasília e preparação para a agenda com a ministra Margareth Menezes e equipe 

07 de fevereiro, no Ministério da Cultura 

13h30 às 14h30 - Reunião com a ministra da Cultura, Margareth Menezes 

 

Secretaria da Cultura