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Museu da Comunicação celebra 45 anos com seminário, campanha promocional e Plano Museológico

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MuseCom - 45 anos
MuseCom - 45 anos - Foto: Divulgação
Por ANDRÉ FURTADO/ASCOM SEDAC
Marcando as festividades de 45 anos de criação (10 de setembro de 1974), o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) apresenta uma série de atividades durante o mês de setembro. As ações terão como base o seminário “Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica”, que começou ontem (18/9) e segue nesta quinta-feira  (19/9) à tarde.
 
Durante brunch, marcado para logo mais às 10h30, serão apresentados o inédito Plano Museológico da instituição, um selo comemorativo e uma campanha de promoção do museu e de financiamento coletivo para melhorias.
 
Para Welington Silva, diretor do museu, a celebração irá marcar um novo momento para a instituição. “Queremos destacar a função do museu como parte da vida da sociedade gaúcha, para quem quer conhecer os registros e memórias da comunicação, para quem vem realizar pesquisas no nosso acervo e para quem buscar aperfeiçoamento profissional”, afirma.
 
O Plano Museológico é a linha de condução de uma instituição, e se tornou uma obrigação a partir da Lei Federal 11.904, que instituiu o Estatuto de Museus. No documento estarão os programas e projetos do MuseCom para os próximos anos. No momento do lançamento também será apresentada uma homenagem a Sérgio Dillenburg, jornalista cuja moção deu origem ao museu. Entre as iniciativas imediatas, está a requalificação dos espaços de pesquisa e para cursos, assim como a produção de um catálogo marcando os 45 anos da instituição.
 
A campanha promocional que será apresentada tem como objetivo reforçar a importância Da instituição para a comunidade em geral, mas, especialmente, para pesquisadores e frequentadores do local. Além de difundir o nome e as funções da instituição, a campanha também tem como meta a viabilidade de um financiamento coletivo para melhorias e atividades programadas.
 
Seminário
 
 “Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica” continua na tarde desta quinta, das 14h às 17h, na própria instituição (Rua dos Andradas, 959 – Centro Histórico/Porto Alegre). A atividade integra a “13ª Primavera dos Museus”, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. O objetivo é estimular o debate e inspirar as instituições a criarem uma programação relacionada, sendo 2019 um ano de fortalecimento da relação público/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.
 
Estão previstos  debates sobre temas atuais, com profissionais da área, buscando uma troca de experiências na condução de museus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: agendamento-museucom@sedac.rs.gov.br ou na hora - de acordo com a disponibilidade de vagas. Haverá emissão de certificados. Confira a programação:
 
DIA 19 (quinta-feira)
 
14h - PLANEJAMENTO MUSEOLÓGICO E OS MUSEUS DO AMANHÃ:
Plano museológico e ferramentas de gestão:
 Welington Silva – Museu da Comunicação Hipólito José da Costa;
-  Márcia Bertotto - PPGMUSPA / Museologia Ufrgs;
- Deise Formolo  - Museu do Imigrante;
 
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
 
A criação do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa se deve à moção do jornalista Sérgio Roberto Dillenburg, apresentada em 17 de outubro 1973. Quase um ano depois, em 10 de setembro de 1974, a portaria número 018044 foi assinada em solenidade realizada no salão de atos da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul. O documento determinava a criação do Museu de Comunicação Social, em homenagem ao Patrono da Imprensa Brasileira. Embora nesta portaria não constasse o nome de Hipólito José da Costa, jornalista e diplomata brasileiro, patrono da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras, este mesmo nome seria designado através de decreto do governador do Estado para o órgão.
Logo depois de criada a instituição, uma comissão organizadora do museu, formada por jornalistas, foi nomeada para iniciar os trabalhos. O arquivo inicial foi constituído de coleções e exemplares variados de jornais e outras publicações, procedentes do Arquivo Histórico, da Biblioteca Pública e do Museu Julio de Castilhos.

Edição: RAFAEL VARELA/ASCOM SEDAC

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