Convidados internacionais se juntam à OSPA em tarde dedicada à música francesa

Orquestra recebe o regente José María Moreno e o violinista Régis Pasquier

29 04   OSPA Rachmaninoff 150 2 por vitoriaproenca  red
OSPA Rachmaninoff - Foto: Vitória Proença - Divulgação OSPA
Por Ascom | OSPA Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizará um encontro com três mestres da música francesa neste sábado (6), às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da OSPA. O concerto, chamado de "Sinfonia Fantástica", será conduzido pelo maestro espanhol José María Moreno, maestro titular e diretor artístico da Filarmônica de Málaga. O violinista francês Régis Pasquier também estará presente para a apresentação. Os ingressos podem ser adquiridos através da Sympla, com preços variando entre R$ 10 e R$ 50. O concerto será transmitido ao vivo no canal do YouTube da OSPA, assim como a palestra do Notas de Concerto, que acontecerá antes do início da música, às 16h, na Sala de Recitais, com apresentação de Francisco Marshall.

O concerto terá início com a versão orquestral de "Tzigane", composição de Maurice Ravel (1875-1937) inspirada no folclore cigano, originalmente escrita para violino e luthéal, um piano híbrido que permitia ao instrumento produzir novos timbres. Em seguida, a Orquestra Sinfônica apresentará "Introdução e Rondó Caprichoso em Lá Menor", de Camille Saint-Saëns (1830-1921), uma das peças mais conhecidas do compositor, com influências marcantes da música espanhola. O renomado violinista francês Régis Pasquier se juntará à Orquestra para interpretar os solos destas duas obras, sendo ele um músico que já colaborou com grandes nomes da música clássica e iniciou sua formação no prestigiado Conservatório de Paris, que também formou os três compositores homenageados pela OSPA neste evento.

Por fim, a Orquestra apresentará a peça principal do concerto. Ao concluir "Sinfonia Fantástica", Hector Berlioz (1803-1869) incluiu um texto que descreve o enredo de sua composição. Inspirado por sua paixão pela atriz irlandesa Harriet Smithson, Berlioz narra a história de um homem que, rejeitado por sua amada, tenta cometer suicídio com ópio. A substância não o mata, mas o leva a um estado alucinatório, com seus delírios sendo representados ao longo dos cinco movimentos da sinfonia. O regente José María Moreno destaca a importância deste compositor para a música clássica, afirmando que "Berlioz é sem dúvida uma das figuras proeminentes do romantismo francês devido à audácia de sua obra. Uma obra que ainda hoje surpreende pela modernidade, pela inspiração melódica e pela diversidade inventiva de ritmos."

Sinfonia Fantástica

Data: 06/04, sábado
Início do concerto: às 17h - Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Francisco Marshall
Local: Casa da OSPA (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS)