Casa de Cultura Mario Quintana promove a última edição de 2024 do projeto “Sons CCMQ”
Arthur de Faria apresenta “Enfim, solo” na terça-feira (10), no auditório Luis Cosme
Publicação:
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove na próxima terça-feira (10/12) a última apresentação de 2024 do projeto “Sons CCMQ”. Nesta edição, o pianista e compositor Arthur de Faria leva para o Auditório Luis Cosme, no 4° andar da CCMQ, o show intitulado “Enfim, solo”. O evento tem início às 19h e a entrada é gratuita.
“Nos últimos dez anos, tenho feito eventualmente esse formato [solo]: mais recital do que show, muito mais conversado, íntimo, relaxado, aberto”, aponta Faria. “Em uma certa medida, ele vai se desenhando na hora, já que o formato deixa isso fácil”, ressalta. O artista avalia também que essa modalidade de apresentação oportuniza a estreia de músicas, relembrar composições antigas ou conhecidas na voz de outros intérpretes, além de mostrar ao público suas versões de canções estrangeiras e nacionais.
Para a diretora da Casa, Germana Konrath, “Sons CCMQ” tem como marca principal a experimentação. “Quisemos trazer esse dado autoral, de músicos que pensam a partir do que é regional, mas com uma exploração artística que vai além. Ao longo das quatro edições, procuramos trazer artistas de diferentes idades, com diferentes trajetórias e que exploram linguagens variadas”, afirma. Germana também lembra que a experimentação não foi só musical: “em termos espaciais, o projeto ocupou diferentes espaços da Casa de Cultura, o que também proporcionou uma experiência estética”, completa.
O projeto iniciou-se em setembro, com curadoria de Mauryani de Oliveira, e busca trazer narrativas da sonoridade gaúcha a espaços da instituição, com novos convidados a cada mês. Nas três primeiras edições, houve apresentações dos shows “Juntos”, dos artistas Maurilio e Nina Fola, “Quebrando a Cara”, de Nina Nicolaiewsky e “Tudo é ritmo!”, de Loua Pacôm Oulai e Felipe Merker Castellani. Cada um deles apresentou diferentes arranjos rítmicos ao público.
O plano anual da Casa de Cultura Mario Quintana é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio direto do Banrisul; patrocínio Master Nubank; patrocínio Prata CEEE Equatorial; e patrocínio Statkraft; apoio Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e iSend; e realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço
“Sons CCMQ” de dezembro: "Enfim, solo", de Arthur de Faria
Quando: Terça-feira (10/12), às 19h
Onde: Auditório Luis Cosme, 4° andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre/RS)
Entrada gratuita
Sobre a curadora
Mauryani de Oliveira é natural de Belém do Pará, mas mora em Porto Alegre há sete anos, onde atua como produtora executiva, gestora de projetos e curadora artística. Ela já esteve à frente de projetos no Farol Santander, no Instituto Ling e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Sobre o convidado
Arthur de Faria é pianista, compositor, arranjador e doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS, na área de canção popular. Produziu 28 discos e dirigiu 12 espetáculos. Escreveu 52 trilhas para cinema e teatro em Buenos Aires, Porto Alegre e São Paulo. Lidera a “Tum Toin Foin Banda de Câmara” e teve peças interpretadas por orquestras e solistas de várias cidades. Tocou em meia dúzia de países e 20 estados brasileiros. Lançou 20 álbuns e EPs e três livros sobre a música de POA.