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Casa de Cultura Mario Quintana promove a última edição de 2024 do projeto “Sons CCMQ”

Arthur de Faria apresenta “Enfim, solo” na terça-feira (10), no auditório Luis Cosme

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No fundo, há um palco iluminado com luz amarelada, contendo equipamentos musicais, como uma bateria à esquerda, amplificadores e um contrabaixo elétrico à direita. Cabos estão espalhados pelo chão de madeira. No centro da imagem, está Arthur de Faria, um homem branco, sentado em um banco. Ele usa um chapéu bege, paletó preto, colete verde-oliva, camisa branca, calça jeans desbotada e tênis cinza com cadarços brancos.
Performance contará com reinterpretações de músicas estrangeiras e nacionais - Foto: Andre Feltes/Divulgação CCMQ
Por ascom ccmq I edição: ascom sedac

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove na próxima terça-feira (10/12) a última apresentação de 2024 do projeto “Sons CCMQ”. Nesta edição, o pianista e compositor Arthur de Faria leva para o Auditório Luis Cosme, no 4° andar da CCMQ, o show intitulado “Enfim, solo. O evento tem início às 19h e a entrada é gratuita.

“Nos últimos dez anos, tenho feito eventualmente esse formato [solo]: mais recital do que show, muito mais conversado, íntimo, relaxado, aberto”, aponta Faria. “Em uma certa medida, ele vai se desenhando na hora, já que o formato deixa isso fácil”, ressalta. O artista avalia também que essa modalidade de apresentação oportuniza a estreia de músicas, relembrar composições antigas ou conhecidas na voz de outros intérpretes, além de mostrar ao público suas versões de canções estrangeiras e nacionais.

Para a diretora da Casa, Germana Konrath, “Sons CCMQ” tem como marca principal a experimentação. “Quisemos trazer esse dado autoral, de músicos que pensam a partir do que é regional, mas com uma exploração artística que vai além. Ao longo das quatro edições, procuramos trazer artistas de diferentes idades, com diferentes trajetórias e que exploram linguagens variadas”, afirma. Germana também lembra que a experimentação não foi só musical: “em termos espaciais, o projeto ocupou diferentes espaços da Casa de Cultura, o que também proporcionou uma experiência estética”, completa.

O projeto iniciou-se em setembro, com curadoria de Mauryani de Oliveira, e busca trazer narrativas da sonoridade gaúcha a espaços da instituição, com novos convidados a cada mês. Nas três primeiras edições, houve apresentações dos shows “Juntos”, dos artistas Maurilio e Nina Fola, “Quebrando a Cara”, de Nina Nicolaiewsky e “Tudo é ritmo!”, de Loua Pacôm Oulai e Felipe Merker Castellani. Cada um deles apresentou diferentes arranjos rítmicos ao público.

O plano anual da Casa de Cultura Mario Quintana é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio direto do Banrisul; patrocínio Master Nubank; patrocínio Prata CEEE Equatorial; e patrocínio Statkraft; apoio Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e iSend; e realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço
“Sons CCMQ” de dezembro: "Enfim, solo", de Arthur de Faria
Quando: Terça-feira (10/12), às 19h
Onde: Auditório Luis Cosme, 4° andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre/RS)
Entrada gratuita

Sobre a curadora

Mauryani de Oliveira é natural de Belém do Pará, mas mora em Porto Alegre há sete anos, onde atua como produtora executiva, gestora de projetos e curadora artística. Ela já esteve à frente de projetos no Farol Santander, no Instituto Ling e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sobre o convidado

Arthur de Faria é pianista, compositor, arranjador e doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS, na área de canção popular. Produziu 28 discos e dirigiu 12 espetáculos. Escreveu 52 trilhas para cinema e teatro em Buenos Aires, Porto Alegre e São Paulo. Lidera a “Tum Toin Foin Banda de Câmara” e teve peças interpretadas por orquestras e solistas de várias cidades. Tocou em meia dúzia de países e 20 estados brasileiros. Lançou 20 álbuns e EPs e três livros sobre a música de POA.

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