Orquestra Villa-Lobos encerra programação de aniversário na BPE
Repertório eclético inclui clássicos, chorinho e MPB
Publicação:

No dia 28 de abril, às 19h, acontece a apresentação da Orquestra Villa-Lobos, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado(BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). O evento é em comemoração ao aniversário de 152 anos da BPE.
O concerto terá a participação de 15 jovens músicos, acompanhados por Cecília Rheingantz Silveira. O repertório inclui obras de Heitor Villa-Lobos, Beatles, Milton Nascimento, Gonzaguinha e Martinho da Vila, entre outros. A entrada é livre, com contribuição espontânea aos músicos.
A Orquestra Villa-Lobos é um projeto de educação musical que existe há 31 anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos. O objetivo é proporcionar às crianças e jovens da Lomba do Pinheiro, periferia de Porto Alegre, acesso ao conhecimento musical e às vivências artísticas coletivas, socializadoras e transformadoras.

Sobre a Orquestra
O programa de educação musical desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos funciona em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis. Ele oferece mais de 300 atendimentos gratuitos por semana em seis locais da comunidade em oficinas de música, desde a musicalização infantil à formação de músicos e educadores musicais.
O grupo artístico principal é composto por 40 integrantes. A Orquestra tem dois CDs, O Trenzinho do Caipira (2002) e Olhos Coloridos (2008); o livro Orquestra Villa-Lobos – Música Que Transforma (2012) e dois DVDs, Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013) e Paz & Amor (2021). Recebeu menções importantes como o Prêmio Artístico Lupicínio Rodrigues, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em 2003; o troféu de Defesa de Direitos Humanos no Rio Grande do Sul pela UNESCO/Assembleia Legislativa/Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, em 2004; dois prêmios Líderes & Vencedores – Destaque Comunitário 2009 e Referência Educacional 2013, concedido pela Federasul e Assembleia Legislativa do RS; as certificações pelo Ministério da Cultura, com o selo Prêmio Cultura Viva, e pelo Prêmio Itaú Unicef, edições 2011 e 2018, como iniciativa reconhecida pelo seu caráter inovador e impactante na vida da comunidade; Menção Especial do júri do Prêmio Açorianos de Música 2012; o Prêmio Educação RS 2013, categoria projeto, pelo SINPRO-RS; três indicações (DVD, espetáculo e arranjadores) do Prêmio Açorianos de Música 2013; Destaque Cultura no Prêmio Destaque Panvel Em Cena 2014; Medalha Cidade de Porto Alegre, conferida pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em 2015, o Prêmio Boas Práticas em Direitos Humanos pela Ajuris, em 2017; a Moção de Reconhecimento e Aplauso da Comissão Gaúcha de Folclore; o Troféu Destaque Cultura RS 2018, pelo Conselho Estadual de Cultura RS; o Prêmio Funarte Arte e Educação, em 2018; e as duas últimas premiações do Prêmio Açorianos de Música de Melhor Espetáculo do Ano, em 2018 e 2019; o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre em 2022; contemplado no projeto Sarau do Solar, da Assembleia Legislativa RS, nas edições 2020 e 2022, e no FAC Artes de Espetáculos da Sedac em 2022.
A Orquestra Villa-Lobos já ultrapassou a marca de 1,3 mil concertos pelo Brasil e em países da América do Sul, para público superior a 350 mil pessoas. A regente e coordenadora do projeto é a professora Cecília Rheingantz Silveira, que entre outros prêmios, recebeu da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Medalha do Mérito Farroupilha, em 2010, por sua atuação à frente da Orquestra.
Cecília Rheingantz Silveira é de Porto Alegre, bacharel em Comunicação Social e licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além disso, é pós-graduada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em 1992 começou a tocar flauta doce na EMEF Heitor Villa-Lobos, que se transformou na Orquestra Villa-Lobos, programa de educação musical que coordena e responde pela regência há 31 anos. Cecília, além de professora e regente, também é produtora e diretora artística de mais de 1.300 apresentações da Orquestra Villa-Lobos, dos CDs O Trenzinho do Caipira (2002), Olhos Coloridos (2008), do livro Orquestra Villa-Lobos, Música que transforma (2012) e dos DVDs Orquestra Villa-Lobos Ao Vivo (2013) e Paz & Amor (2021). A sua atuação na Orquestra Villa-Lobos rendeu-lhe diversos prêmios, dentre eles a Medalha do Mérito Farroupilha, concedida pela Assembleia Legislativa do RS em 2010, o Troféu Guri, pelo Grupo RBS, em 2017 e o Prêmio Trajetória Cultural Mestra Sirley Amaro pela Sedac.
Serviço
O quê: Apresentação da Orquestra Villa-Lobos, em comemoração ao aniversário da BPE
Regência: Cecília Rheingantz Silveira.
Quando: 28/04
Horário: 19h
Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo 1190, Centro Histórico de Porto Alegre) Entrada gratuita com contribuição espontânea aos músicos.
Texto: Cláudia Antunes | Ascom BPE
Edição: Silvia Martins | Ascom Sedac