Sedac cumpre agenda em São José do Norte

Beatriz Araujo foi recebida por autoridades municipais
Beatriz Araujo foi recebida por autoridades municipais - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, continua no Sul do estado em agendas institucionais. Na manhã desta sexta-feira (8/10), o destino foi o município de São José do Norte.

Dois incêndios marcam a existência do sobrado Gibbon, construído antes de 1900
Dois incêndios marcam a existência do sobrado Gibbon, construído antes de 1900 - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac

Beatriz foi recebida pela prefeita, Fabiany Zogbi Roig, pela secretária municipal de Educação e Cultura, Letiele da Silveira Jardim Machado, e pela diretora de Gestão Educacional e Cultural, Sheron Fernandes Dias. A reunião teve como pauta as perspectivas para o setor cultural da cidade, além do processo de restauração do sobrado Gibbon. O prédio, construído antes de 1900, já passou por dois incêndios, em 1901 e 1931, e foi comprado pelo município para abrigar setores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Secretária conheceu a galeria de ex-prefeitos de São José do Norte
Secretária conheceu a galeria de ex-prefeitos de São José do Norte - Foto: Rafael Varela | Ascom Sedac

“Lançamos agora o Edital Museus Municipais, com investimento de R$ 10 milhões do governo do Estado, em parceria com os municípios. Até fevereiro, todo mês abriremos um edital. Esse é o momento dos municípios se organizarem para participar”, pontuou Beatriz.

A prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi, falou sobre a necessidade do Poder Público buscar alternativas para promover a cultura para toda a sociedade. “O nosso enfoque é oportunizar experiências culturais para o público que não tem acesso. Já conseguimos fazer praças, playgrounds, firmar emendas parlamentares e parcerias para esses projetos”, afirmou a prefeita.

Bia também aproveitou a viagem para conhecer a Biblioteca Pública Municipal Delfina da Cunha. A instituição completa 50 anos em fevereiro de 2022.