Programação do Dia do Patrimônio contempla cortejo por espaços culturais do Centro Histórico
Percurso acontece no dia 20 de agosto e vai oportunizar que participantes conheçam instituições vinculadas à Sedac
Publicação:
Com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural gaúcho, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) elaborou um cortejo que contempla e conecta espaços importantes do Centro Histórico de Porto Alegre, e que poderão ser visitados no dia 20 de agosto, domingo, com a mediação de um guia. A atividade é gratuita e faz parte da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado sempre no terceiro fim de semana de agosto.
O percurso a pé tem extensão aproximada de dois quilômetros e o ponto de partida será o Teatro de Arena, na Escadaria da Borges, às 17h. Em seguida, o cortejo segue para o Museu Julio de Castilhos, Palácio Piratini, Theatro São Pedro (TSP), Biblioteca Pública do Estado (BPE), Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) - incluindo o Arquivo Histórico do RS e o Museu Antropológico do RS (Mars) -, Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom) e Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ).
Para a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, idealizadora do Dia do Patrimônio no RS, “o cortejo pretende chamar a atenção da sociedade para a importância de preservar, valorizar e integrar nossas instituições, que trabalham pela preservação e difusão do patrimônio material e imaterial do Estado”. Bia ressalta ainda que “o evento é um convite para que as pessoas desfrutem da riqueza de um patrimônio que pertence à coletividade”.
Durante a visitação, o público vai receber informações sobre a importância histórica e cultural das instituições para o Rio Grande do Sul - além de poder conferir performances artísticas que vão aproximá-lo dos espaços, valorizando ações de salvaguarda e difusão da memória, da cultura e do patrimônio.
Em caso de chuva, o evento será adaptado para acontecer dentro da Casa de Cultura Mario Quintana, incluindo o cortejo, que vai acontecer nas passarelas e corredores da CCMQ, com a projeção de um vídeo sobre cada equipamento cultural.
Passaporte Dia do Patrimônio
Para estimular a visitação aos espaços culturais do Centro Histórico de Porto Alegre, a Sedac lançou na quarta-feira (09) o Passaporte do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. O folheto poderá ser retirado nos dias 19 e 20 de agosto, de forma gratuita, em qualquer uma das instituições que integram a programação do Dia do Patrimônio. Com o Passaporte em mãos, o participante deve carimbá-lo em cada instituição visitada, e ao acumular pelo menos cinco registros, terá direito a um kit cultural. Mais informações você encontra aqui.
Sobre o Dia do Patrimônio
Em todo o Rio Grande do Sul, mais de 110 municípios já estão cadastrados para participar das celebrações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, totalizando mais de 250 atividades. O prazo para o envio das propostas encerra na segunda-feira (14) e podem ser enviadas por organizações governamentais e não governamentais, incluindo produtores culturais autônomos, instituições de ensino, gestores municipais, equipamentos culturais e agentes patrimoniais. Para se inscrever é só preencher o formulário disponível no site.
Este ano, o tema do Dia do Patrimônio é “Cultura e Cidadania", e a programação vai destacar a diversidade cultural dos municípios gaúchos, a participação cidadã e o direito de acesso às manifestações. São apresentações artísticas, oficinas, palestras, visitas a prédios históricos e ações de educação patrimonial.
As comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural começaram em 2019, e são uma promoção da Sedac, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM).