Memorial do Rio Grande do Sul prepara programação para o Dia Estadual do Patrimônio Cultural
Primeira Feira e a Grande Mateada são as atividades que integram o Dia Estadual do Patrimônio Cultural
Publicação:

O Memorial do Rio Grande do Sul (MRS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), está se preparando para a 5ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Este ano, o evento celebra a Cultura e a Cidadania, como conceitos fundamentais que reforçam a relevância da participação cidadã e da diversidade cultural, por meio do acesso às referências culturais do nosso Estado. A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae), promove as comemorações, que acontecem no terceiro final de semana de agosto. Em 2023, ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto (mais informações no link.)
A partir dessa orientação, o Memorial do RS preparou uma programação que contempla a diversidade da cultura gaúcha com ações na área do patrimônio, de reconhecimento comunitário e com a participação de diversos municípios. As atividades têm a parceria da Associação dos Acampados da Estância do Harmonia (Acamparh), Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Emater/RS – Ascar, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e RS Criativo e acontecerão entre os dias 19 e 20 de agosto, dentro do prédio da instituição e nos arredores da Praça da Alfândega e da Av. Sepúlveda, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O Núcleo de Educação para o Patrimônio, do Memorial, realizará a primeira Feira do Patrimônio Cultural do RS, uma exposição de bens culturais, patrimônios imateriais e materiais, tombados ou em processo de registro, ou tombamento, nas esferas municipal, estadual e federal com o objetivo de promover atividades relacionadas à memória e educação do patrimônio cultural do nosso Estado.
A feira terá apresentações dos projetos e processos dos patrimônios locais e regionais, atividades de demonstração e/ou comercialização de produtos e de educação patrimonial como palestras ou oficinas de saberes e fazeres artesanais.
A edição deste ano conta com artesanato em lã (Pelotas, Porto Alegre, Florianópolis, Dom Pedrito, São Miguel das Missões e Mostardas), couro com técnica de guasqueria (Pedras Altas), palha de trigo (Protásio Alves), palha de butiá (Tapes), artesanato indígena Kaingang (Porto Alegre), Mbyá Guarani (Maquiné e Camaquã) e da Cultura Negra (Porto Alegre); alimentos artesanais e tradicionais como as Cucas de Rolante, ErvaMate de carijo Mbyá Guarani de Camaquã e Jurupiga da Ilha Grande de Rio Grande; exposição de bombas de chimarrão antigas, fotografias de ofícios antigos de Porto Alegre e comercialização dos livros: Guasqueiro: A arte gaúcha do couro no apero crioulo de Rodrigo Schlee e Fernanda Valente; Bombas de Chimarrão: origens, tradição e cotidiano de Ricardo da Silva Mayer; Ofícios Antigos de Porto Alegre de Carmen Nunes e Rossanna Prado.
O projeto do Largo da Memória e das Artes será lançado no dia 20 de agosto, com a realização de uma “Grande Mateada”, a partir das 10h, reunindo o público para a tradicional roda de chimarrão, celebrando o primeiro registro de patrimônio imaterial do Estado, Sistema Cultural e Socioambiental da Erva-Mate Tradicional. No local, a Acamparh estará com seus associados e com água quente para o mate. A aldeia Mbya Guarani de Camaquã, Tekoa Ka’a Mirindy (Aldeia Água Grande) estará comercializando a erva-mate artesanal do carijo.
As apresentações musicais, no sábado, às 11h, ficam por conta do Coral Arai Ovy - Tekoa Ka'Aguy Porã, primeira retomada Mbya Guarani no Rio Grande do Sul, Maquiné/RS e no domingo, 11h30, com a Banda Municipal de Porto Alegre.
No dia 24 de agosto é a vez do Ciclo de Rodas de Conversas “A questão do Negro em Porto Alegre, no Pós-Abolição” e no dia 31 “Como criar um livro sobre uma cidade: a experiência do livro Viamão 300 Anos” atividades em parceria com a Voz Cultural.
Programação
Feira
Data: 19/08
Horário: 10h às 18h - I Feira do Patrimônio Cultural do RS (demonstração e comercialização dos produtos
Ação Educativa Infantil
Horário: 10h30 às 12h - Caça ao Tesouro (MRS-MARGS)
Horário: 14h às 15h - Desenhando o Memorial
Musical
Horário: 11h às11h30 - Apresentação do Coral Arai Ovy - Tekoa Ka'Aguy Porã, primeira retomada Mbya Guarani no Rio Grande do Sul, Maquiné/RS
Oficinas Saberes e Fazeres Artesanais
Horário: 11h às12h - São Miguel das Missões – Fiação com lã Dalva Mothci
Horário: 14h às15h - Anjo de lã para crianças e adultos com Sônia Bersagui
Horário: 15h às 18h - Quem canta, dança axé - workshop de cantos e danças afro-brasileiras - Grupo Ododuá e alabê Alisson de Oxum - (entrada franca com 1kg de alimento - Ilê de Oxum e Oxalá)
Ciclo de Apresentação sobre o Patrimônio
Horário: 10h às 10h30 - Cuca de Rolante: Uma delícia de Patrimônio (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Rolante)
Horário: 11h às 11h30 - Bombas de Chimarrão: origens, tradição e cotidiano (Ricardo da Silva Mayer)
Horário: 14h às 14h30 - Projeto Habitart - Aldeia Mbyá Guarani Mata Sagrada (Tekoá Ka’aguy Porã) Maquiné (Cacique André Benites)
Horário: 15h às 15h30 - Ponto de Memória Lãs do RS (Letícia de Cássia e Eliane Simões Pires Pacheco)
Horário: 16h às 16h30 - Guasqueiro: A arte gaúcha do couro no apero crioulo (Rodrigo Schlee e Fernanda Valente)
Data: 20/08
Feira
Horário: 10h às 17h - I Feira do Patrimônio Cultural do RS (demonstração e comercialização dos produtos)
Evento de lançamento
Horário: 10h às 12h - Grande Mateada - parceria com a Associação dos Acampados da Estância do Harmonia (ACAMPARH). Disposição de água quente e comercialização de erva-mate de carijo
Horário: 11h às 11h30 - Lançamento do Largo da Memória e das Artes
Atração Musical
Horário: 11h30 às 12h - Apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre: Patrimônio Cultural da Cidade
Oficinas Saberes e Fazeres Artesanais
Guasqueria - Arte Gaúcha do Couro
Ciclo de Apresentação sobre o Patrimônio
Horário: 14h às 14h30 - Inventário Cultural do Patrimônio Edificado de Rolante: um relato de experiência
Horário: 15h às 15h30 - Projeto Mulheres Afroempreendedoras
Data: 24/08
Ciclo de Rodas de Conversas Memórias
Horário: 18h30 às 19h30 - A questão do Negro em Porto Alegre no Pós-Abolição com Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior e Jane Mattos
Data: 31/08
Ciclo de Rodas de Conversas Memórias
Horário: 18h30 às 19h30 - Como criar um livro sobre uma cidade: a experiência do livro Viamão 300 Anos atividades com o produtor cultural Vítor Ortiz e o editor Elmar Bones
Serviço
O quê: Feira do Patrimônio Cultural do RS e Ciclo de Rodas de Conversas Memórias
Local: Rua Sete de Setembro, 1020 - Praça da Alfândega - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Data: 19 a 20 de agosto (sábado: 10h-18h; domingo: 10h-17h) e 24 e 31 de agosto
*Atividades Gratuitas
Mais informações: Pelo link