Teatro de Arena retoma cursos técnicos com oficinas de som, áudio e iluminação

WhatsApp Image 2019 04 12 at 09 27 15
Teatro de Arena. Arquivo Sedac.
Por ANDRÉ FURTADO/ ASCOM SEDAC
O Teatro de Arena apresenta dois novos cursos de capacitação no segundo semestre de 2019: “Técnicos de som e operadores de áudio” e “Técnicos de iluminação”. Com o objetivo de reforçar a estrutura dos profissionais das artes, as aulas acontecem no próprio teatro (Av. Borges de Medeiros, 835 - Escadaria do Viaduto) e têm início já em setembro. Informações sobre valores e inscrições pelo telefone (51) 3226.0242, das 9h às 12h e das 14h às 17h ou pelo emailteatro.arena@sedac.rs.gov.br. Haverá entrega de certificado para quem garantir 75% de presença.

Lembrando que o próprio Teatro de Arena teve seus equipamentos e espaços físicos requalificados recentemente, o diretor Clovis Rocha entende que a retomada das oficinas recupera uma parte da história do equipamento no meio cultural do estado. “São 52 anos de um legado cultural que abriu espaço e fortaleceu muitos artistas, em especial das artes cênicas e da música. Com os cursos, retomamos a dedicação à parte técnica dos espetáculos, também fundamentais para a cultura”, afirma.

Serviços dos cursos

Capacitação de técnicos de som e operadores de áudio

O curso tem por finalidade ensinar aos participantes o correto manuseio e operação de equipamentos de áudio para a busca da melhor qualidade sonora em suas gravações, ensaios e apresentações. Tanto em ambientes abertos como em recintos fechados, a exemplo de templos, estúdios de gravação, shows e eventos, visando à otimização e customização do tempo gasto para ajuste, alinhamento e checagem dos sistemas de áudio.

Ministrante: Vitor Hugo Pereira (OMB: 29.505 – Músico e DRT: 85.083 – Técnico de Som)
Período: Dias 30/09; 14 e 28/10; e 11, 25 e 26/11 (Cada aula será desenvolvido um assunto em 3 módulos)

Horários:
1º Módulo -  9h30 às 11h45
2º Módulo -  13h30 às 15h45
3º Módulo -  16h às 18h15

Investimento: R$ 200,00 (pagamento à vista ou entrada de R$ 100,00 + 1 parcela de R$ 100,00 para 30 dias)

Capacitação de técnicos de iluminação

O curso tem por finalidade ensinar aos participantes a história e o conceito da iluminação para espetáculos, o correto manuseio e operação de equipamentos de iluminação em busca da melhor qualidade luminotécnica em seus espetáculos e eventos. Será dado um embasamento sobre os variados tipos de spots e lâmpadas utilizadas, além de diferentes mesas de luz e seus usos.

Ministrantes: Patrik Simões, Mauricio Rosa, José Luis Fagundes e Casemiro Azevedo
Período: dias 23/09; 07 e 21/10; 04, 18 e 26/11
Horários: das 10h às 13h; e das 14h às 18h

Investimento: R$ 200,00 (entrada de 50% na inscrição + 1 parcela de R$ 100,00)

Sobre os ministrantes

Vitor Hugo: cursou ensino técnico de Desenhista de Instalações Elétricas na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, graduou-se em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul e tem graduação e pós-graduação em Ensino da Arte pela Universidade de Caxias do Sul. Iniciou sua carreira profissional através do contato com os equipamentos de som e cursou, no Instituto de Áudio & Vídeo em São Paulo, Técnico em Áudio passando a trabalhar com áudio, área que atua até hoje.

Trabalhou como técnico em áudio na Unisc/RS, coordenador técnico UCS/RS, gerente de operações da Modern Marketing e Eventos/SP, técnico de áudio na Sinal Audiotec/RJ, técnico de externas no Grupo RBS Rádios/RS. Atualmente, presta serviço como técnico de espetáculos na equipe de apoio técnico a eventos da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.

Vitório Azevedo: integrante do Grupo Oazes, trabalha desde 2013 como técnico de som e engenheiro sonoro; trabalhou com diversos grupos e festivais de teatro, dança, circo e música. Desde 2015 é desenhista de som e compositor de trilha sonora. Realizou a trilha de diversos trabalhos de teatro, dança e audiovisual como “Nós Por Nós” (2017 - Teatro Sarcáustico); “Às Vezes Eu Kahlo” (Geda Cia. De Dança Contemporânea) e “Milhões Contra Um” (2018 - Grupo Oazes), entre outros.

Patrik Simões: diretor, produtor, cenógrafo, iluminador, operador e técnico de luz e som. Em 2011 trabalhou na Companhia Teatro Novo, em Porto Alegre, na qual permaneceu por cinco anos e desempenhou as funções de iluminador, cenógrafo, assistente de produção e técnico de som e luz. Em março de 2016, fundou a InCena Produções, empresa especializada em cenário e iluminação, sendo indicado aos prêmios Tibicuera de Teatro Infantil de Porto Alegre. Atualmente é o responsável técnico do Teatro de Arena e é diretor da InCena Companhia Teatral.

Maurício Rosa: iluminador e coordenador técnico. Estudou no DAD da UFRGS e no Senai. Formação completada pelo trabalho realizado em produtoras como Opinião, Opus, Branco Produções.  Atendeu artistas e iluminadores no Brasil e no exterior. Iluminador responsável do palco principal do 1º e 3º Fórum Social Mundial. Trabalhou em todas as edições do Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre em Cena.

José Luis Fagundes: iniciou sua trajetória profissional em 1997, em Canela, trabalhando como técnico em iluminação e iluminador do Teatro Municipal. Teve seu trabalho premiado em festivais de teatro na cidade e no Estado. Em 2013 foi premiado no Festival de iluminação, realizado pela fabricante alemã de consoles de iluminação GrandMA Light, realizado em Lima, no Peru.

Casemiro Azevedo: designer de iluminação. Vencedor do Prêmio Tibicuera de Melhor Iluminação (2012) por "As Aventuras no Fundo do Mar" e do Prêmio Tibicuera de Melhor Iluminação (2016) por "É Proibido Miar". Principais trabalhos como Iluminador: “Nós por Nós” e “CNPJ: Uma Comédia Totalmente Ficcional”, do Grupo Teatro Sarcáustico; “Yerma Ou Quanto Tempo Até Transbordar o Balde”,  do grupo Atelier; “Rubro”, espetáculo de dança do grupo Khaos Cênica".
EDIÇÃO RAFAEL VARELA/ ASCOM SEDAC