No Rio de Janeiro, Sedac debate ações para o fortalecimento da cultura em evento internacional

Seminário paralelo do GT Cultura do G20 e Fórum dos Secretários Estaduais de Cultura destacam relevância econômica do setor

Painel do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura
Painel do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura reuniu representantes de mais de 20 Estados brasileiros - Foto: Leonardo Ferraz - SECECRJ
Por Carlos Hammes / Ascom Sedac

A cultura do Rio Grande do Sul esteve em destaque ao longo da semana na Casa Firjan, no Rio de Janeiro. No local ocorreram as discussões do Seminário Internacional “Políticas para a Economia Criativa: G20 + Ibero-América”. A programação incluiu debates sobre inteligência artificial e direitos autorais, remuneração de artistas em plataformas, tecnodiversidade, biodiversidade cultural e indústrias criativas. O encontro, que teve início na terça-feira (6/8), encerrou nesta sexta-feira (9/8) e contou com a participação da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

No primeiro dia do evento, as delegações foram recebidas com apresentação dos gaúchos Kleiton e Kledir em homenagem à cultura do Rio Grande do Sul, abalada pela enchente que vitimou o Estado em maio. O cardápio da recepção foi o típico churrasco gaúcho, servido às autoridades e convidados pela mestre churrasqueira Clarice Chwartzmann. “Uma noite repleta de referências à cultura gaúcha, em uma recepção calorosa que só o Brasil poderia oferecer”, destacou Beatriz.

O encontro oportunizou a troca de experiências entre gestores de diferentes localidades, informou a secretária, especialmente sobre a boa execução de políticas públicas na área da economia criativa. “Tive a oportunidade de estabelecer franco diálogo com importantes gestores do cenário internacional, como o mexicano Benjamím Gonzáles Péres, que tem muito a nos inspirar no que diz respeito a inclusão produtiva e ao desenvolvimento sustentável da cultura”, informa Bia. Ela também disse que os indicadores econômicos evidenciam “o potencial estratégico do setor cultural como motor de transformações sociais e econômicas”, completou a dirigente.

De acordo com o Observatório Itaú Cultural, o Brasil movimenta cerca de R$ 230 bilhões a partir da economia criativa, com mais de 130 mil empresas formalizadas que empregam cerca de 7,5 milhões de pessoas. O número representa 7% do total dos trabalhadores da economia do país.

Também no Rio de Janeiro, a Casa G20 sediou reunião do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura. O encontro contou com a representação de mais de 20 Estados brasileiros e colocou em debate as políticas públicas implementadas pelo Ministério da Cultura (Minc). De acordo com Beatriz Araujo, o grupo de dirigentes vai apresentar carta com recomendações a serem observadas pelo Minc para a aplicação estratégica dessas políticas no futuro.

A pauta da reunião incluiu, ainda, avaliação dos resultados da Lei Paulo Gustavo (LPG), os desafios da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) e a apresentação do Marco Regulatório do Fomento à Cultura pelo Minc.