Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CineClube MuseCom: alternativa para os amantes da sétima arte

Objetivo é trocar experiências entre os cinéfilos durante o período de isolamento

Publicação:

Exposição "Do Fotograma ao Cinema"
Exposição "Do Fotograma ao Cinema" - Foto: Solange Brum/Ascom Sedac
Ludwig Larré

A proposta é interação virtual. E o primeiro passo para os interessados em participar do CineClube, uma iniciativa do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Rua dos Andradas, 959, Porto Alegre), é o contato pelo e-mail agendamento-museucom@sedac.rs.gov.br. Já são 20 inscritos desde o início de maio. A adesão será confirmada mediante o preenchimento de um cadastro com informações básicas, como nome completo, estado em que reside, e-mail, número de WhatsApp e nome de usuário no Facebook. A participação é gratuita. “A partir desse cadastro inicial, o usuário será incluído no grupo do Whatsapp, por meio do qual ocorrerão trocas de informações mais rápidas referentes às atividades”, explica Welington Silva, diretor do museu.
   
Para dar início à programação, o MuseCom disponibilizou uma curadoria, com a indicação de dez filmes, sendo que um deles será escolhido para debate em videoconferência com os membros do clube. “Nos meses seguintes, a partir da consolidação do CineClube, haverá cinco recomendações do MuseCom e, outras cinco, destacadas pelos integrantes. Um filme de cada lista será indicado para os debates”, acrescenta Welington. Os participantes do CineClube, após cadastro por e-mail, vão contar ainda com um grupo no Facebook, para enquetes e interação.


foto CineClube
Exposição "Do Fotograma ao Cinema" - Foto: Solange Brum/Ascom Sedac
 
Concurso de resenhas 
 
Além de sessões comentadas e de toda a troca de experiências, típicas do cineclubismo, mensalmente, haverá um concurso de resenhas. “A ideia é selecionar as duas melhores resenhas do mês (uma em vídeo e outra em texto), para contemplar tanto quem gosta de falar sobre os filmes, quanto quem prefere escrever”, detalha o diretor da instituição. A plataforma para encaminhamento das resenhas será o Google Drive, onde os membros do CineClube terão pastas individuais, após cadastro via e-mail. O concurso de resenhas críticas será feito sempre na última semana de cada mês.
 
Todas as resenhas farão parte do acervo criativo do CineClube. A partir da reabertura do Museu da Comunicação (ainda não é possível mensurar data), as melhores resenhas, selecionadas mediante critérios de originalidade, qualidade da escrita/narrativa e densidade do conteúdo, ficarão também disponíveis para apreciação do público na exposição de longa duração “Do Fotograma ao Cinema”.
 
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail agendamento-museucom@sedac.rs.gov.br ou pelas redes sociais do museu (Instagram: @visitemusecom; Facebook: facebook.com/visitemusecom).
Secretaria da Cultura