Festival Cinema Negro em Ação inicia neste sábado, Dia Nacional da Consciência Negra

Jeferson De
O multipremiado diretor Jeferson De é o homenageado do 2º Festival Cinema Negro em Ação - Foto: Vantoen Pereira Jr
Por Ludwig Larré | Ascom CCMQ

A segunda edição do Festival Cinema Negro em Ação, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), inicia neste sábado. A programação se estende até 27 de novembro. O cineasta Jeferson De, homenageado do Festival neste ano, cumpre intensa agenda em Porto Alegre, na quinta-feira, 25 de novembro.  A mostra, com atividades em formato híbrido, integra as comemorações dos 50 anos do Dia da Consciência Negra. O 2º Festival Cinema Negro em Ação tem exibição em canais de TV aberta e por assinatura, pela web e sessões presenciais, cumprindo todos os protocolos sanitários, na Cinemateca Paulo Amorim (CCMQ - Andradas, 736 - Centro Histórico de Porto Alegre).

Desde a primeira edição, o Festival Cinema Negro em Ação tem o alcance potencializado junto a comunidades com dificuldade de acesso à internet graças à transmissão integral pela TVE-RS (canal 7.1 no sinal digital aberto). A TV Câmara de Santa Maria compartilha simultaneamente o conteúdo, na região central do estado, pelo canal 18.2. A plataforma #CulturaemCasa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, novamente, disponibiliza a íntegra da mostra em streaming. Neste ano, o Festival Cinema Negro em Ação também está no Canal Prime Box Brasil.

O multipremiado diretor Jeferson De, homenageado desta edição do Festival, recebe a imprensa para uma entrevista coletiva às 15h da quinta-feira, dia 25, no Solar dos Câmara (Rua Duque de Caxias, 968 - Centro Histórico). No mesmo local, logo a seguir, recebe a homenagem e o Troféu Cinema Negro em Ação. Jeferson De faz uma caminhada pelo Percurso Negro no Centro Histórico, às 17h, com o grupo Sopapo Poético. O diretor também participa da exibição de seu filme mais recente, Doutor Gama, às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim.

MOSTRA JEFERSON DE

A filmografia de Jeferson De é objeto de uma mostra especial com sessões presenciais na Cinemateca Paulo Amorim. Confira a programação:

23 de novembro (terça-feira), das 17h às 18h35 – “Bróder”

24 de novembro (quarta-feira), das 17h às 18h30 – M8 - Quando a Morte Socorre a Vida”

25 de novembro (quinta-feira) - 19h às 22h – Doutor Gama” e homenagem a Jeferson De

A TVE-RS, também exibe uma sessão de curtas de Jeferson De, na tarde da quinta-feira, entre 14h e 15h, com os filmes “Distraída para a morte”, “Carolina”, “Narciso Rap”, “Jonas, só mais um” e “Gênesis 22”.

Jeferson De nasceu em Taubaté, interior de São Paulo. É formado em Cinema pela USP, onde foi bolsista da FAPESP com a pesquisa “Diretores Cinematográficos Negros”. É fundador da produtora Buda Filmes, que tem como objetivo criar obras que retratem melhor a diversidade no audiovisual brasileiro. Em 2000, publicou o manifesto “Dogma Feijoada”, uma análise histórica sobre a produção audiovisual dos negros no Brasil. Dirigiu os curtas “Distraída para a morte” (2001), “Carolina” (2003) e “Narciso Rap” (2005). Ainda em 2005, lançou o livro “Dogma Feijoada e o Cinema Negro Brasileiro”. Jeferson De foi editor e finalizador de projetos na MTV e no SBT. Produziu os programas “Brasil Total” e “Central da Periferia”, na TV Globo, e dirigiu os programas “Tramavirtual” e “Conexões Urbanas”, no canal Multishow.

Seu primeiro longa-metragem, “Bróder” (2010), estreou no Festival de Berlim. Em 2013, dirigiu, na TV Cultura, a série “Pedro e Bianca”, vencedora do Emmy Kids Awards. Já em 2014, dirigiu a série “Condomínio Jaqueline”, exibida pela Fox e pela TV Cultura, e apresentou o programa “Mais Direitos, Mais Humanos”, na TV Brasil. Seu segundo longa, “O Amuleto”, estreou em 2015. No ano seguinte, dirigiu a comédia “Correndo Atrás”, baseada no livro de Helio de La Peña. Na TV, dirigiu a série infanto-juvenil “Escola de Gênios”. Em 2019, foi um dos diretores da novela “Bom Sucesso”, na Rede Globo. Em 2020, lançou “M-8”, ganhador do Melhor Filme/Júri Popular no Festival do Rio. Neste ano de 2021, Jeferson De lançou o longa “Doutor Gama”, sobre o abolicionista Luiz Gama.

Confira a programação completa do 2º Festival Cinema Negro em Ação, com todos os concorrentes nas categorias videoclipe, videoarte, curta e longa metragem.