Celebração virtual marca o aniversário de 162 anos do Theatro São Pedro

São Pedro comemora 162 anos amanhã (27/6)
São Pedro comemora 162 anos amanhã (27/6) - Foto: Diego da Maia/ Theatro São Pedro
Diego da Maia | Ascom Theatro São Pedro

Em tempos de isolamento social, o teatro mais antigo da capital gaúcha comemora aniversário à distância, com projeto em parceria com O Bairrista e com artistas locais.

Dia 27 de junho (sábado), o Theatro São Pedro completa 162 anos. Esse dia marca a primeira edição de uma série de vídeos semanais para celebrar o aniversário, com apresentações gravadas que irão ao ar no canal do Youtube do Theatro São Pedro (clique aqui) e d’O Bairrista (clique aqui). Para a estreia, dia 27 de junho, a partir das 20h, um vídeo especial, comandado pelo músico e ator Hique Gomez, como mestre de cerimônias, apresenta as cantoras Anaadi, Glau Barros e Valéria.

Destaca-se, ainda, a participação de três atrizes que irão recitar textos de autores gaúchos, em intervenções teatrais, nos intervalos entre cada apresentação: Deborah Finocchiaro (texto de Mario Quintana), Evelyn Ligocki (texto de Caio Fernando Abreu) e Margarida Peixoto (texto de Vera Karam). A curadoria do projeto é do diretor artístico do Theatro São Pedro, Dilmar Messias, com parceria da produtora cultural Silvia Abreu.

O projeto conta com a produção e captação de imagens de O Bairrista e patrocínio das seguintes empresas: Lojas Pompéia, Banrisul, Termolar, Baldo S/A, EGR, Câmara Municipal de Porto Alegre e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Devido à situação atual de bandeira vermelha pela pandemia da Covid-19 em Porto Alegre, não é possível a captação de imagens desses artistas no palco do Theatro. Por isso, cada artista foi gravado separadamente, respeitando todas as determinações de distanciamento social.