Sedac prorroga consulta pública do audiovisual
Objetivo é mapear prioridades do audiovisual gaúcho para qualificar políticas públicas
Publicação:

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), do Pró-cultura e do Sistema Estadual de Cultura do RS, realiza, desde o dia 16 de agosto, uma consulta pública para atualizar informações sobre a cadeia produtiva do audiovisual gaúcho. Trabalhadores e empresas do setor podem responder a um questionário que vai auxiliar na definição de futuros investimentos do Estado. A consulta, que encerraria nesta segunda-feira (16/9), permanece disponível no link até o dia 26 de setembro.
De acordo com a diretora do Iecine, Sofia Rodrigues Ferreira, o levantamento busca traçar o perfil atual do segmento e “entender a complexidade do quadro delicado que o Estado enfrenta após as enchentes para propor políticas públicas assertivas, efetivas e coerentes com o setor”. O questionário inclui perguntas sobre o perfil socioeconômico dos realizadores e das produtoras ativas no Estado, sobre a avaliação dos mecanismos adotados nos editais mais recentes e sobre as fontes de financiamento das produções.
Ela reforçou a importância da participação especialmente dos realizadores que submeteram projetos para acessar recursos como os da Lei Paulo Gustavo (LPG) e que não foram contemplados. Sofia lembrou que no edital SEDAC/LPG 16/2023, 593 inscrições foram apresentadas e 44 projetos contemplados, evidenciando a diversidade de empresas que atuam no segmento e que podem auxiliar na qualificação das políticas públicas.