Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Publicada lista final com os contemplados no edital FAC Patrimônio

Publicação:

O edital teve um total de 339 projetos inscritos, dos quais 26 foram contemplados
O edital teve um total de 339 projetos inscritos, dos quais 26 foram contemplados

A Secretaria da Cultura (Sedac) publicou hoje (14), no Diário Oficial do Estado (DOE RS), a lista final dos projetos contemplados Edital Sedac n° 07/2021 FAC Patrimônio. Totalizando R$ 3 milhões em investimentos, o edital teve como objetivo a seleção de projetos que desenvolvam atividades de preservação e promoção do Patrimônio Cultural do Estado e de qualificação das Instituições Museológicas do Rio Grande do Sul.

O edital teve um total de 339 projetos inscritos, dos quais 26 foram contemplados, conforme publicação da homologação do resultado definitivo no DOE RS. A divisão dos recursos considerou as nove Regiões Funcionais do Estado, em conformidade com a proporção da população.

O FAC Patrimônio é executado pelo Pró-cultura RS, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e com o Sistema Estadual de Museus (SEMRS), e faz parte do Avançar na Cultura, programa do Governo do Estado criado para impulsionar o setor.

Distribuição dos projetos por Região Funcional

 

Inscritos

Habilitados

Contemplados

RF1

190

183

12

RF2

24

19

1

RF3

39

34

3

RF4

5

3

1

RF5

23

21

2

RF6

13

12

2

RF7

9

7

1

RF8

19

18

1

RF9

17

12

3

 Total 

339

309

26

 

De acordo com o diretor de fomento, Rafael Balle, a distribuição regional dos recursos, conforme prevê o edital, foi essencial na medida em que 1/3 do valor foi descentralizado a partir destas regras, se considerar a classificação geral. “Caso não houvesse essa divisão, cinco regiões teriam sido prejudicadas e três delas teriam ficado sem nenhum proponente contemplado”, explicou.

Avançar na Cultura

O programa do governo do Estado Avançar na Cultura lançou sete editais que totalizam R$ 30 milhões em investimentos por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) em 2022: FAC Patrimônio, FAC Expressões Culturais, FAC Visual, FAC das Artes de Espetáculo, FAC Publicações, FAC Filma RS e FAC Territórios Criativos.

Para mais informações sobre os editais acesse o site do Pró-cultura

Secretaria da Cultura