Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Secretária da Cultura assina acordo com a UFPel para restauro de obras de arte

Publicação:

WhatsApp Image 2019 06 13 at 18 55 39
Secretária Beatriz Araujo assina o termo de cooperação Sedac-UFPel

Uma parceria entre o governo e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vai viabilizar o restauro de obras de arte. O acordo de cooperação técnica e científica foi assinado nesta quinta-feira (13/6), no estande da UFPel na Fenadoce, em Pelotas, pelo governador Eduardo Leite, pela secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, e pelo reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal.

“Estamos reeditando uma parceria que deu certo na época de prefeito Pelotas, com objetivo de valorizar nossa cultura e garantir a conservação do acervo histórico. São obras e patrimônios que, muitas vezes, são deixados de lado pelos governos devido aos muitos problemas que encontramos. A nossa gestão não enxerga a cultura como algo secundário ou acessório, mas capaz de gerar emprego, trazer investimentos e promover desenvolvimento“, destacou o governador.

As pinturas “Alegoria, Sentido e Espírito da Revolução Farroupilha”, de autoria de Hélios Seelinger, e “Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo”, de Darkir Parreiras, que pertencem ao Museu Histórico Farroupilha, do município de Piratini, no sul do Estado, serão as duas primeiras pinturas a que professores, técnicos e estudantes dos cursos de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Museologia estarão debruçados nos próximos meses. 

“Espero que esse seja só o início de uma longa parceria e que possa ser estendida a outras instituições museológicas do RS, oferecendo aos alunos a oportunidade de aprender e presenteando todos os gaúchos com os frutos desse trabalho”, destacou Beatriz, que durante o dia estreou o processo de interiorização da Secretaria de Cultura, realizando todas as atividades da pasta em Pelotas.

As duas obras e suas molduras, de grande dimensão, estão atualmente no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), em Porto Alegre, e passarão por um primeiro diagnóstico antes de serem enviadas para a UFPel, onde passarão por exames variados, laboratoriais e com luzes especiais. 

“A exemplo de grandes obras que encenam e dramatizam passagens históricas e emblemáticas do Brasil imperial do século 19, as duas pinturas constituem um conjunto altamente significativo quanto à representação da Revolução Farroupilha por grandes pintores. São, portanto, dotadas de tremendo valor tanto histórico quanto artístico. Reforçam o caráter épico e solene da temática farroupilha”, disse Francisco Dalcol, diretor do Margs.

O projeto prevê que, durante o processo de restauro – que inclui higienização, reforço de borda, enxertos, reentelamento, remoção de repinturas, reintegração cromática e aplicação de camada protetora -, as pinturas sejam instaladas em um local aberto que possibilite a visita do público. 

A expectativa é de que as obras voltem ao museu de Piratini na Semana Farroupilha do ano de 2020.

WhatsApp Image 2019 06 13 at 18 56 19
Governador Eduardo Leite reforça a importância de fomento à cultura



Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Tomando como referência o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto, o governador aproveitou a assinatura do acordo para anunciar que instituiu, por meio do Decreto 54.608, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. 

As comemorações alusivas à data estadual ocorrerão no terceiro final de semana de agosto, contemplando atividades de sensibilização e de educação patrimonial, preservação, proteção, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial do Estado.

A Secretaria de Estado da Cultura realizará ações em todas as suas instituições culturais e convidou municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais a se engajarem na iniciativa. A Sedac irá disponibilizar em seu site a ficha de adesão para municípios, instituições e grupos culturais, para todos que tiverem interesse em participar.

Na abertura do evento, em 17 de agosto, será assinado o ato de tombamento de sedes do Banco Pelotense e o decreto que regulamenta o Registro do Patrimônio Imaterial no Rio Grande do Sul.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Secretaria da Cultura