Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

CCMQ promove oficina gratuita de literatura de cordel

Evento encerra a programação no Dia Estadual do Patrimônio Cultural na Casa

Publicação:

Ao fundo, uma estante de livros coloridos. No centro da foto, uma mulher parda, de cabelos longos castanhos, vestindo uma blusa de gola alta azul-escuro, segurando uma caneta em sua mão esquerda, sentada em uma cadeira. Em seu colo, ao lado direito, um boneco vestindo um chapéu de palha e blusa estampada com flores.
Atividade sobre literatura de cordel foi idealizada pela educadora Amanda Senna - Foto: Cris Cubas/Divulgação CCMQ
Por ASCOM CCMQ | EDIÇÃO: ASCOM SEDAC

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), realizará a oficina de introdução à literatura de cordel “Palavra Brinquedo”, uma oportunidade para o público entender sobre a história, a importância e a estrutura do gênero literário. O encontro é gratuito, indicado para maiores de 10 anos, e não requer inscrições prévias. A atividade acontece no dia 31 de agosto, das 14h às 16h.

Durante a oficina, os participantes poderão colocar em prática o aprendizado através da criação de sextilhas, um estilo de arranjo do gênero literário, e de um cordel coletivo. Segundo a cordelista idealizadora do curso, Amanda Senna, uma das principais metodologias utilizadas é a brincadeira com palavras. “A oficina tem o objetivo de desenvolver a sensibilidade artística dos participantes por meio da técnica e da produção”, ressalta Amanda. 

Com a atividade, a CCMQ encerra sua participação nos eventos vinculados ao Dia Estadual do Patrimônio Cultural, promovido pela Sedac e celebrado em 17 de agosto.

A CCMQ é financiada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio direto do Banrisul, patrocínio prata CEEE Equatorial e patrocínio Bronze Ventos do Sul; apoio Panvel, Banco Topázio, DLL, Navegação Aliança, Tintas Renner e iSend, e realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço
Oficina de Introdução à literatura de cordel “Palavra Brinquedo”
Data: 31 de agosto, das 14h às 16h
Local: Ateliê do CDE, no 5° andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)
Classificação indicativa: 10 anos
Evento gratuito, sem inscrições prévias

Sobre a cordelista

Amanda Senna é pernambucana, mas mora em Viamão, no Rio Grande do Sul, há 12 anos. É formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Educadora Brincante pelo Instituto Brincantes em São Paulo. Atualmente, trabalha como professora de Artes na Escola Caminho do Meio, em Viamão, e atua como pesquisadora e brincante da cultura popular brasileira e da infância, cordelista, bonequeira, pernalta, ilustradora e contadora de histórias. Há mais de 12 anos, trabalha com arte-educação em projetos sociais pelo País, pesquisando como a cultura popular brasileira apoia a educação formal e informal. Foi premiada pela Funarte – Programa Interações Estéticas – em 2011, pelo projeto Movimento e Voz em Cordel, integrando as linguagens do teatro de mamulengo, o teatro de sombras e a literatura de cordel. Em 2018, ganhou o prêmio Dramaturgia Funarte. Em 2020, foi contemplada pelo Fac Digital com o Projeto Movimento e Voz em Cordel e pela Lei Aldir Blanc Viamão com o Projeto “Brincando na Janela”.

Secretaria da Cultura