Carnaval 2024: Bicentenário da Imigração Alemã é tema de desfile campeão do grupo prata em Porto Alegre
Império do Sol integra folclore e samba em refrão: “sou africano, alemão e brasileiro; originário, luterano e macumbeiro”
Publicação:
Com o tema “Um bicentenário com mais de 200 anos! São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada”, a Império do Sol saiu campeã do grupo prata do carnaval porto-alegrense. Na avenida, a escola de samba exaltou as marcas da imigração alemã no município do Vale dos Sinos, considerado o berço da colonização alemã no Brasil. Integrantes da Comissão organizadora da comemoração alusiva ao bicentenário participaram do desfile na Ala dos Convidados.
A escola entrou na avenida no sábado (24), segunda noite de desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco. Com 1.100 integrantes, distribuídos em 15 alas e três alegorias, levou para a avenida referências a Padre Reus, o Milagreiro de São Leopoldo, jesuíta que emigrou para o Brasil em 1900 e ganhou fama de santidade. Também apresentou referências aos tempos imemoriais, no abre-alas, sobre a chegada dos imigrantes vindos da Europa, e uma representação da cidade de São Leopoldo em festa e harmonia com as etnias, em uma réplica do monumento ao centenário da imigração.
O desfile, que também teve a participação de integrantes da Comissão dos Festejos do Bicentenário da Imigração Alemã, contou com a presença de integrantes de grupos folclóricos tradicionais do Vale do Taquari. Cerca de 70 dançarinos do município de Estrela levaram os figurinos e a dança típica da cultura germânica para o sambódromo. “A nossa escola de samba tem esse compromisso cultural, popular, de trazer as nossas raízes para o desfile”, disse Ramão Carvalho, temista da escola.
“Além de ampliar o alcance das ações do Bicentenário, o desfile promoveu integração entre Estado, município e a sociedade civil que está organizada em torno dessa data, que é cultural, econômica e social”, avalia o presidente da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado, Rafael Koerig Gessinger.
Com 32 jurados, a avaliação se dá sobre oito quesitos: bateria, samba enredo, harmonia, tema enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira e alegoria. As notas foram anunciadas na tarde dessa segunda-feira (26). A transmissão das apresentações, realizada pela TVE-RS, está disponível no canal da Prefeitura de Porto Alegre no youtube.
O samba-enredo está disponível no canal do youtube da escola Império do Sol. A escola reapresenta o desfile, no próximo dia 02 de março, no carnaval de São Leopoldo.
Ficha técnica – Sociedade Cultural Beneficente e Carnavalesca Império do Sol
– Fundação: 20/02/1988
– Presidente: Alzemiro Jacintho da Silva
– Diretor de bateria: Joubert Luiz Machado dos Santos
– Enredo: Um Bicentenário com mais de 200 anos! São Leopoldo, a saga histórica da cidade povoada, amada e miscigenada
– Compositores: Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Inácio Rios e Chico Professor
– Intérprete: Cezar Augusto Senna – Cézinha
Sobre o Bicentenário da Imigração Alemã
O ano de 2024 é o ano que marca o Bicentenário da chegada dos primeiros imigrantes de língua alemã ao Brasil. O Rio Grande do Sul instituiu, por decreto, uma comissão que integra governo do Estado, municípios e sociedade civil para organizar as comemorações alusivas à data. Além de celebrar as relações diplomáticas entre Brasil e os países de língua alemã, a data também propõe refletir sobre a contribuição do migrante no passado, no presente e no futuro.
O calendário oficial das festividades será lançado no dia 14 de março, em ato na Casa da Ospa, em Porto Alegre. Entre os pontos altos das comemorações estão o dia 25 de julho, data em que foi registrado o desembarque dos pioneiros da imigração alemã no município de São Leopoldo, em 1824, e o no dia 26 de julho, o Concerto de Gala da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Mais informações sobre o bicentenário, identidade visual e formulário para inclusão de eventos no calendário oficial dos festejos podem ser obtidos no site.