Sedac promove seminário de gestão cultural para administrações municipais
Primeiro dia do encontro reúne representantes de 120 municípios gaúchos em Porto Alegre
Publicação:

Com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e dirigentes municipais de cultura de várias regiões do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) está promovendo um encontro para compartilhar informações sobre as políticas públicas da pasta e gerar alinhamento com as administrações municipais. Nesta quarta-feira (22/1), primeiro dia do “Seminário Gestão Cultural: Integração Estado e Municípios – Ano 2025”, o evento recebeu 217 representantes de 120 municípios, que lotaram o auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Organizada pelo Sistema Estadual de Cultura (SEC), a atividade encerra-se na quinta-feira (23/1).

Na mesa de abertura, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, destacou que “a Sedac vem sendo muito fortalecida nos últimos anos, com investimentos inéditos por parte do governo do Estado e com o trabalho de uma equipe vocacionada e competente. Como gestores públicos na área cultural, precisamos sempre lutar pela cultura e cumprir com a nossa missão de garantir as condições para que os talentos de cada cidade gaúcha consigam ganhar a vida fazendo o que amam e possam, assim, levar arte e cultura para todas e todos”. Também integraram a mesa de abertura o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, os presidentes do Conselho Estadual de Cultura, Rubia Frizzo, e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura, Evandro Soares, e a secretária de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, Liliana Cardoso.
A coordenadora de projetos de educação e cultura da Sedac, Clara Tonolli, também integrou o painel. Ela detalhou algumas iniciativas da secretaria que estão em andamento, como o Autor Presente, voltado a aproximar escritores gaúchos do público escolar, o Artista na Escola, seleção dirigida a projetos culturais que possuam uma orientação pedagógica, e um edital de credenciamento de organizações da sociedade civil com viés educacional, a fim de que possam atuar como parceiras em projetos da pasta. O painel foi mediado pela diretora da Biblioteca Pública do Estado e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Ana Maria de Souza.
Ao fim do dia, houve uma visita guiada à Casa de Cultura Mario Quintana, ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, ao Multipalco e ao Theatro São Pedro, instituições da Sedac. No segundo e último dia do seminário, serão tratados temas como a indústria criativa e o desenvolvimento econômico inovador, os desafios das gestões municipais de cultura e as ações de planejamento, governança e gestão, além de programas e protocolos necessários para o enfrentamento das crises climáticas.