Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac promove seminário de gestão cultural para administrações municipais

Primeiro dia do encontro reúne representantes de 120 municípios gaúchos em Porto Alegre

Publicação:

Cinco pessoas estão no palco, sendo quatro sentadas e uma delas, em pé, ao microfone. É a secretária Beatriz Araujo
O evento ocorre no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari - Foto: Solange Brum/Ascom Sedac
Por Douglas Carvalho/Ascom Sedac

Com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e dirigentes municipais de cultura de várias regiões do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) está promovendo um encontro para compartilhar informações sobre as políticas públicas da pasta e gerar alinhamento com as administrações municipais. Nesta quarta-feira (22/1), primeiro dia do “Seminário Gestão Cultural: Integração Estado e Municípios – Ano 2025”, o evento recebeu 217 representantes de 120 municípios, que lotaram o auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. Organizada pelo Sistema Estadual de Cultura (SEC), a atividade encerra-se na quinta-feira (23/1).

Em um auditório lotado, o público bate palmas
Estiveram presentes 217 representantes de 120 municípios no primeiro dia de atividades - Foto: Sara Goldschmidt/Ascom Sedac

Na mesa de abertura, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, destacou que “a Sedac vem sendo muito fortalecida nos últimos anos, com investimentos inéditos por parte do governo do Estado e com o trabalho de uma equipe vocacionada e competente. Como gestores públicos na área cultural, precisamos sempre lutar pela cultura e cumprir com a nossa missão de garantir as condições para que os talentos de cada cidade gaúcha consigam ganhar a vida fazendo o que amam e possam, assim, levar arte e cultura para todas e todos”. Também integraram a mesa de abertura o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira, os presidentes do Conselho Estadual de Cultura, Rubia Frizzo, e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura, Evandro Soares, e a secretária de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, Liliana Cardoso.

Três pessoas estão sentadas em um palco, e uma delas está ao microfone. É o secretário-adjunto Benhur Bortolotto
O secretário-adjunto, Benhur Bortolotto (ao centro), no painel sobre a diversidade cultural e a sua transversalidade na Sedac - Foto: Sara Goldschmidt/Ascom Sedac
O primeiro painel do dia discutiu a diversidade cultural e a sua transversalidade na Sedac. Na ocasião, o secretário-adjunto da Cultura, Benhur Bortolotto, abordou a trajetória das prioridades da pasta: “na primeira gestão do governo Eduardo Leite, a Sedac recuperou a dignidade das instituições culturais e promoveu uma importante evolução do investimento nas ações de fomento. Já na segunda gestão, identificamos a necessidade de direcionar recursos para todos os que, tendo ou não condições de demandar políticas culturais, precisam delas. Nesse sentido, estamos trabalhando intensamente para oferecer aos nossos jovens um conjunto de iniciativas que gerem oportunidades de pensar e criar e contribuam para o seu desenvolvimento intelectual e cidadão”.

A coordenadora de projetos de educação e cultura da Sedac, Clara Tonolli, também integrou o painel. Ela detalhou algumas iniciativas da secretaria que estão em andamento, como o Autor Presente, voltado a aproximar escritores gaúchos do público escolar, o Artista na Escola, seleção dirigida a projetos culturais que possuam uma orientação pedagógica, e um edital de credenciamento de organizações da sociedade civil com viés educacional, a fim de que possam atuar como parceiras em projetos da pasta. O painel foi mediado pela diretora da Biblioteca Pública do Estado e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Ana Maria de Souza.

Sobre o palco, a consultora Marta Porto fala ao microfone
A jornalista e consultora Marta Porto abordou as relações entre cultura e cidadania - Foto: Sara Goldschmidt/Ascom Sedac
Na sequência, a jornalista e consultora internacional Marta Porto – ex-coordenadora do Escritório da Unesco no Rio de Janeiro e ex-secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura – fez uma palestra acerca das relações entre cultura e cidadania, com mediação do coordenador do Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural, do SEC, Alexandre Vargas. “A cidadania está diretamente relacionada ao reconhecimento de direitos. Para isso, precisamos fazer com que a cultura seja percebida pela população como um direito, o que não é um caminho fácil”, afirmou. Marta explicou que “a gestão cultural passa por administrar o dia a dia, o ‘canteiro de obras’ necessário para que os processos funcionem, desenhar um planejamento estratégico voltado ao conjunto das pessoas e construir uma percepção social sobre a importância da cultura”.

Quatro pessoas estão em pé, lado a lado, sobre um palco
Equipe do Departamento de Fomento da secretaria - Foto: Solange Brum/Ascom Sedac
As políticas de fomento da Sedac estiveram na pauta do último painel do dia, mediado pela coordenadora do programa RS Criativo, Juliana Sehn. O diretor do Departamento de Fomento da secretaria, Rafael Balle, realizou uma retrospectiva das principais ações da pasta no ano de 2024 e, logo após, a equipe do setor apresentou o funcionamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), bem como respondeu dúvidas do público. 

Ao fim do dia, houve uma visita guiada à Casa de Cultura Mario Quintana, ao Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, ao Multipalco e ao Theatro São Pedro, instituições da Sedac. No segundo e último dia do seminário, serão tratados temas como a indústria criativa e o desenvolvimento econômico inovador, os desafios das gestões municipais de cultura e as ações de planejamento, governança e gestão, além de programas e protocolos necessários para o enfrentamento das crises climáticas. 

Secretaria da Cultura