Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

IEM e Festa da Música confirmam artistas selecionados para shows em Porto Alegre

Publicação:

Bandas como Baby Budas farão apresentações abertas ao público (Foto: Fábio Alt)
vulgação
Bandas como Baby Budas farão apresentações abertas ao público (Foto: Fábio Alt) - Foto: Fabio Alt

O show Cidade da Música – Mostra IEM, marcado para o dia 14 de outubro, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, já tem as atrações musicais definidas. As bandas 26oz, Baby Budas, Carrossel Diabólico, Grantezuma, Lamarquez, Plano 13, Two Step Flow vão apresentar seu repertório autoral em um palco montado na Rua Setembrina (lado oposto ao Brique da Redenção), entre às 17h e às 20h. A seleção, aberta de 4 a 18 de setembro, recebeu inscrições de quatro cidades gaúchas. As apresentações, gratuitas e abertas ao público, integram a programação da Festa Nacional da Música.

A banda Carrossel Diabólico tem na sua formação os músicos Cachaça (ex-Pública) e Gabriel Severo (ex-Calibre). Em dezembro de 2016 foi lançado o primeiro álbum da dupla. A banda gaúcha de rock Grantezuma foi criada no final de 2015, com influências no rock nacional e na MPB. No formato de quinteto, o grupo é composto por Babiton Leão (vocal), Tite Grant (guitarra principal), Matheus Apolinario (segunda guitarra), Géssica da Rosa (baixo) e Moisés Carniel (bateria).

Os músicos Dudu Santa Fé e KC formam a 26oz. Juntos, eles tocam rock, pop e rap com influências de djent e metalcore. A Baby Budas joga no time da Nova Psicodelia Brasileira. A banda ganhou destaque na cena gaúcha após o lançamento de seu primeiro disco, “Baby Budas no Jardim de Infância” (2017), distribuído pelo 180 Selo Fonográfico.

Inspirada em artistas como Led Zeppelin, Foo Fighters e AC/DC, a Lamarquez é uma banda de hard rock que aposta no ecletismo musical de seus integrantes para elaborar suas músicas. Fundada em 2014 pelos irmãos Douglas (vocalista e guitarrista) e Agatha Marques (baixista), tem ainda na sua atual formação os músicos Beto Brum (guitarra solo) e Lucas Farias (bateria).

De Caxias do Sul, a Plano 13 investe em rock, rap, reggae e pop para construir sua identidade própria. Desde 2011 se apresentam em bares e eventos de sua cidade de origem. Lançou dois singles: “Berlinda” e “3 Anos Atrás”. No início deste ano, a banda lançou nas plataformas digitais seu primeiro registro de estúdio intitulado: 100% Plano 13 – rock, rap, reggae & pop.

As fases de habilitação e mérito foram realizadas entre 19 e 27 de setembro e o resultado foi divulgado nas páginas da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel), Festa Nacional da Música e da Associação de Amigos do Instituto Estadual de Música – Amiem. A Festa Nacional da Música promove de 12 a 25 de outubro, a integração de artistas de todo o Brasil e dos mais variados gêneros. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom do evento.

Cidade da Música – Neste ano, a Cidade da Música contará com uma programação aberta ao público e especialmente voltada a artistas regionais e locais. Realizada de 12 a 21 de outubro como uma espécie de aquecimento para as atrações já tradicionais, as atividades serão gratuitas e passarão pelos principais pontos da capital gaúcha, como parques, praças, estações de trem e teatros.

Secretaria da Cultura