Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura participam do Fórum Nacional em Brasília

Secretária Beatriz Araujo e o  o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha
Secretária de Estado da Cultura do RS, Beatriz Araujo, e o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha - Foto: Iego Rocha - Ascom Pará
Por Silvia Martins | Ascom Sedac

Com foco nos desafios das políticas públicas para 2023, no papel do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, na reconstrução do Ministério da Cultura (Minc), na Conferência Nacional de Cultura, no calendário de execução das Leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2, entre outras pautas, teve início na manhã desta segunda-feira (6), o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, em Brasília. Uma agenda com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, deve ocorrer na terça-feira (7).

secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo, que é vice-presidente do Fórum, acompanhada do secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha, e da  secretária adjunta da Cultura do RS, Gabriella Meindrad, com a presença de outros dirigentes da Cultura, participou da abertura do evento no Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), localizado no Ed. Boulevard Center Sala 501 - Centro da Capital Federal.

Beatriz Araujo conduziu a reunião defendendo o diálogo e a escuta. " Existe a necessidade de que o Minc tenha cotas regionais, que garantam condições equânimes de participação para todo o Brasil", pontuou a secretária.

À tarde, houve a apresentação da Proposta de Formalização do Fórum Nacional - parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que contou com a presença do presidente do Consed, Vitor de Angelo, da diretora Institucional, Nilce Costa, e do assessor Jurídico do Conselho, Evandro Borges.

Na terça-feira (7), estão previstas agendas no Minc e também agendas paralelas ao Fórum. Haverá uma reunião com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Antonio Grass Peixoto, e com o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, Andrey Rosenthal Schlee, além de um encontro com a Chefe do Escritório de Representação do RS em Brasília, Patrícia Kotlinski .