Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

RS Criativo apresenta talk show "Diálogos Criativos" dia 19/01

Publicação:

O talk show será transmitido pelo canal do RS Criativo no Youtube
O talk show será transmitido pelo canal do RS Criativo no Youtube
Por Ascom | RS Criativo

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do RS Criativo, em parceria com o BS Project, apresentará no dia 19 de janeiro, às 17h, o talk show Diálogos Criativos, que tem por finalidade inspirar e transformar as perspectivas dos empreendedores gaúchos.

O evento será transmitido pelo canal do RS Criativo no Youtube, com duração de até 1h30min. O talk show contará com apresentação de Marília Silveira, cofundadora da empresa Elevante, a participação de João Ramos, cofundador do BS Project, e de mais oito convidados: Rejane Martins; Mitti Mendonça; Fernanda Verdi; Carol Kirsch; Gui Massena; Clau Campos; Onilia Araújo e Rafa Rafuagi.

 A coordenadora do programa RS Criativo, Carolina Biberg, avalia que “realizar um encontro como este, com diversos cases e com foco nos empreendedores criativos, após estes quase dois anos de pandemia, é de fundamental importância. Tenho certeza que os participantes ingressarão em 2022 mais inspirados e com novas perspectivas. Este é o papel do programa RS Criativo, uma iniciativa da Sedac de buscar novos caminhos e possibilidades para a economia criativa gaúcha”, finaliza Carolina.

Conforme a assessora especial de Artes e Economia Criativa da Sedac, Ana Fagundes, O RS registra mais de 48 mil microempreendedores que atuam em áreas como publicidade, artes visuais, literatura, música, audiovisual, ensino da cultura, design, moda, entre outras.  "O Talk Show é uma maneira de criar novas perspectivas para os participantes, ampliando seus conhecimentos para que se inspirem e descubram novas estratégias que possam incrementar seus negócios", aponta Ana.

 A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, lembra que "Diálogos Criativos" faz parte das ações previstas pelo programa Avançar na Cultura para o RS Criativo. "O governo do Estado aposta e acredita na força da economia criativa. O Talk Show é uma das ferramentas que potencializam a criatividade em prol do crescimento do Rio Grande."

 RS Criativo

Fundado em 2019, o RS Criativo atua na promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável e integrado do Estado por meio do fortalecimento de cadeias e arranjos produtivos relacionados à economia criativa. Cinco pilares regem o funcionamento do coletivo: capacitação, mercado e circulação, promoção e investimento, pesquisas e territórios criativos. Com caráter inclusivo, o programa oferece atividades para pessoas envolvidas em diversos setores criativos, interessadas em empreender ou se aprimorar nas áreas da cadeia produtiva.

Ao longo desses dois anos de atuação, mais de 8 mil pessoas já receberam capacitações por meio de cursos, oficinas e workshops e suas ações foram potencializadas por caravanas, que levaram cursos para nove regiões do Rio Grande do Sul.  Mesmo com a pandemia, que impossibilitou grandes encontros entre 2020 e 2021, o RS Criativo não perdeu o fôlego pois aconteceram as capacitações on-line, que ampliaram o alcance do programa. Somente em 2021 foram realizados diversos projetos em transversalidade com outras secretarias, como também a busca de parcerias com a iniciativa privada e instituições de ensino.

 Além de capacitar os empreendedores criativos, o programa RS Criativo se dedica ao estudo do setor, buscando um entendimento profundo sobre o mercado e as condições de trabalho. Com o apoio e a parceria do Departamento de Economia e Estatística do Estado (DEE), o programa já realizou e apoiou mais de 10 pesquisas sobre a economia criativa no RS, abordando nichos como a cadeia produtiva da moda, da música, dos empregos formais na economia criativa, do setor editorial, entre outros.

Saiba mais sobre os participantes do Talk Show

Rejane Martins - Mesa de Cinema

Proprietária da empresa Mesa Produtora, que realiza eventos de cultura e gastronomia como ferramenta de visibilidade e marketing de relacionamento. É jornalista da Odabá - Associação de Afroempreendedorismo, na qual é diretora do eixo da valorização da produção cultural da comunidade negra. Rejane é formada na UFRGS, onde também concluiu o curso de Letras. Trabalhou nos jornais Zero Hora, Gazeta Mercantil e O Sul entre outros. Em 2005 criou o evento Mesa de Cinema que une gastronomia e  filmes. Durante a pandemia o evento migrou para o formato online e segue envolvendo participantes neste formato híbrido com filme e debate pela internet complementados com a entrega de pratos em casa.

 Mitti Mendonça- Mão Negra

Mitti Mendonça é uma artista multidisciplinar. Reside e trabalha entre as cidades de São Leopoldo e Porto Alegre. Em 2017, criou seu selo Mão Negra, visando abordar no campo das artes visuais as questões de ancestralidade, memória e afeto. Tem como técnica o bordado, a colagem e a ilustração. Além disso, a poesia também faz parte de seus processos de criação, onde também explora a escrita na arte sonora e nos trabalhos em vídeo mapping. Participa do circuito nacional e internacional de exposições e feiras de arte impressa. E como arte-educadora vem ministrando oficinas artísticas  em instituições como Instituto Tomie Ohtake, Fundação Iberê Camargo e Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Em 2020, venceu o segundo lugar do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea Porto Alegre. E, em 2021, está como curadora do artista plástico Pelópidas Thebano, no XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, com a exposição Raiz que se alastra. Além disso, é ilustradora freelancer articulando trabalhos, no Brasil e exterior, para marcas, editoras e projetos culturais, como Hershey's, Telecine, Creativemornings, Editora Intrínseca e Festipoa Literária. Tem representação na Europa pela Süd Illustration Agency.

Fernanda Verdi - Corda Solta

Produtora cultural com foco em projetos musicais, idealizadora e gestora de projetos de impacto social, designer, criativa multimídia e percussionista, Fernanda é uma das idealizadoras do Coletivo Palma e da produtora cultural Corda Solta, espaços que se dedicam a pluralizar a participação no mercado da música independente, democratizando o acesso à educação e a produção na área.

 Carol Kirsch - Gengibre

Carol é bacharel em Design e mestre em Processos e Manifestações Culturais, além de ter cursado intensivo em Marketing de Moda pelo IED (Istituto Europeo di Design) de Barcelona e Branding pela Brandster. Tem mais de 10 anos de experiência em comunicação e marketing, tendo atuado com diversos segmentos e negócios dos mais variados portes. Antes do marketing digital, atuou nos setores de pesquisa e desenvolvimento da indústria de moda, e também com pesquisa de tendências. Hoje, enquanto sócia do @gengibre.cc, une essa ampla e diversificada experiência para pensar estratégias integradas de comunicação e marketing de ponta a ponta.

 Gui Massena - Dobra

Guilherme Massena é Bacharel em Administração na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, é cofundador da Dobra, empresa responsável pela criação de carteiras de papel, tênis, bolsas e outros produtos com consciência ecológica. Ele acredita que empresas devem ser vetores de mudança positiva na sociedade.

Clau Campos -Clau Stampas

Clau Campos, Mestre em História pela PUCRS, Especialista em História Africana e Afro- brasileira pela FAPA/RS, Licenciada e Bacharel em História pela PUCRS e Designer de Moda pela Ulbra/RS. Proprietária da Clau Stampas, marca de roupas e acessórios afro-sustentáveis, que valoriza a cultura afro-brasileira através da sua estamparia exclusiva desenhada para a marca e mantém um processo de confecção sustentável que beneficie a cadeia produtiva da moda. Integrante da Lab moda Sustentável, uma plataforma multisetorial de colaboração e inovação no setor.

 Onilia Araújo - I.Con

Contadora, multiempreendedora, ativista feminista, LGBTQ+, mãe do Pietro e luta pela valorização e desenvolvimento econômico do povo negro. 
É fundadora da I.CON (Inovação Contábil), sócia da Lanceiros Tech, empresa de prototipação de negócios digitais formada por pessoas pretas/periféricas, diretora da Odabá - Associação de Afroempreendedorismo e co-fundadora da MIMA, um lab de experiência feminina em criativos.

 Rafa Rafuagi – Biografia 2021

Rafael Diogo dos Santos, vulgo Rafa Rafuagi, tem 20 anos de atuação artística e social em âmbito nacional e internacional. É MC (mestre de cerimônias) do grupo de rap Rafuagi, premiado nome da Cultura Hip Hop do Brasil, atualmente uma das principais referências da Cultura Hip Hop nacional em atividade, registrando mais de 1.000 shows em 300 cidades e 26 prêmios na carreira.

Membro do Comitê Gaúcho Impulsor do HeForShe (Eles Por Elas) da ONU Mulheres, atua como Consultor de Articulação Social e Mobilização Comunitária do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Programa de Oportunidades e Direitos (POD). É fundador e
atual coordenador de Autogestão e Sustentabilidade da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, gestora do projeto da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, equipamento que se configura como a maior casa independente da América Latina e primeira do Estado do Rio Grande do Sul, atendendo 4000 jovens anualmente. É também fundador do projeto Museu da Cultura Hip Hop RS, o primeiro da América Latina, a ser inaugurado em Porto Alegre no dia 14 de maio de 2022. É fundador e
educador popular da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) Vozes da Periferia. Criador do projeto Partiu Aula nas escolas gaúchas, ganhou selo de parceiro da Organização Internacional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul.

Marilia Silveira - Elevante

Fundadora da Elevante, consultoria especializada em dar tração a negócios através da criatividade, inovação e visão estratégia baseada em design. Apresentadora de eventos, palestrante e professora com larga experiência em eventos com grandes audiências. É cofundadora da Feat The Future, aceleradora de culturas organizacionais orientadas à inovação. É cofundadora da Mima Exchange, negócio focado na inclusão de mulheres na Economia Blockchain. Fomenta a integração de ecossistemas através da conexão de atores relevantes, do recrutamento direcionado de profissionais multidisciplinares e da gestão avançada de projetos e pessoas com base em agilidade, eficiência com mensuração de indicadores e inteligência coletiva.

 João Ramos -  BS Project

Graduado em Relações Públicas e pós-graduado em Sociologia. Co-founder do Black Sheep Project, hub de inovação criativa que vem democratizando o assunto de formas mais inusitadas possíveis. Também foi co-idealizador do BS Festival, considerado pela Chicken or Pasta e pela White Rabbit como um dos maiores e melhores festivais de inovação do mundo. Foi um dos criadores da Startup Pague com uma foto, que transformou a forma de milhares de consumidores pagarem por produtos e serviços. Possui mais de 16 anos de experiência na criação e desenvolvimento de projetos de live marketing, tendo passado por importantes agências e empresas. Atuou como professor no curso de pós-graduação de Empreendedorismo Criativo em Eventos na Feevale e atualmente também é professor universitário em cursos de graduação de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda na Uniritter.

Talk show Diálogos Criativos

Quando: 19/01

Horário 17h

Onde: Canal do RS Criativo no Youtube

 

Secretaria da Cultura