Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Centro de Desenvolvimento da Expressão promove a programação "Férias no CDE"

Publicação:

CAPA SITE CDE
As oficinas permitem a criação de trabalhos na área das artes visuais - Foto: Divulgação - CDE
Por ASCOM | CDE

O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), oferece oficinas gratuitas no período de 25 a 30 de julho, na programação do projeto “Férias no CDE”.

As oficinas do projeto propõem a experimentação artística por meio da produção de gravuras, da confecção de carimbos, de histórias em quadrinhos, de animações analógicas e propostas com tintas, que permitem a criação de trabalhos na área das artes visuais. As oficinas acontecem no CDE, localizado no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).

O CDE é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura. Em 2023, o CDE fez 62 anos de muita história e continua desenvolvendo um trabalho voltado ao campo das artes visuais. Tem como um dos propósitos aproximar as pessoas do universo das artes, possibilitando a experimentação artística em suas distintas linguagens.

Programação

“Aventuras Analógicas”. A atividade tem por objetivo oportunizar práticas de criação de pequenas animações analógicas, com técnicas lúdicas e maneiras fáceis e rápidas de fazer uma animação, como flipbook, taumatrópio, dobradinha, entre outras formas de brincar com a imagem em movimento. Os materiais empregados incluem papéis, grafite, lápis de cor, tintas, cola, tesoura, régua, etc. Serão oferecidas 10 vagas. Para o público com idade entre 09 e 14 anos. Ministrada por Vladimir Cavalheiro e Ceila Oliveira.

Data: 25/07  
Horário: 14h30 às 17h
Inscrições: pelo link

“Imprimindo Descobertas” - Oficina de gravura – Monotipia em placa de gel. Serão utilizadas folhas, flores, stencis, recortes e vazios propositais na entintagem, que podem criar diversas composições em uma gravura, despertando a criatividade e a descoberta. Serão oferecidas 5 vagas mediante inscrição e 5 vagas abertas ao público no dia da oficina. Para o público com idade entre 07 e 14 anos. Ministrada por Ayla Dresch.

Dia 26/07 
Horário: 10h às 11h30
Inscrições: pelo link

“Imprimindo Memórias" - Oficina de gravura e carimbos, a oficina propõe explorar o processo de criação da gravura e dos carimbos a partir de diversos materiais como isopor, papelão, EVA, entre outros. Serão oferecidas 10 vagas. Para o público com idade entre 09 e 14 anos.  Ministrada por Vladimir Cavalheiro e Ceila Oliveira.

Data: 26/07
Horário: 14h30 às 17h
Inscrições: pelo link

“Pingos de Tinta: ateliê infantil” - será um encontro de atividades práticas, com o objetivo de oferecer experiências a partir de trabalhos que envolvem experimentações com tinta guache em diversos papéis. A experimentação abrange desde modos tradicionais de pintura com pincel até a utilização de materiais alternativos a fim de deixar vestígios de tinta no papel a partir de materiais como o isopor e o papelão. Essa experiência provoca nas crianças um olhar diferenciado na criação a partir de materiais tão comuns como as tintas escolares, ampliando suas possibilidades criativas. Serão oferecidas 8 vagas. Para o público com idade entre 06 e 11 anos. As crianças deverão estar acompanhadas de um adulto responsável. Oficina ministrada por Vladimir Cavalheiro.

Data: 29/07
Horário: 13h30 às 15h
Inscrições: pelo link

“HQ Mini: histórias em quadrinhos”, será um espaço destinado à produção de histórias em quadrinhos, aberto à experimentação entre imagem e texto. As crianças serão apresentadas aos primeiros passos na produção de HQ, tendo como resultado a criação de uma mini história em quadrinhos em formato de Zine. Serão oferecidas 10 vagas. Para o público com idade entre 09 e 14 anos. Embora as tintas sejam à base de água, é desejável o participante levar avental e luvas ou roupas que possam sujar. Oficina ministrada por Vladimir Cavalheiro e Ceila Oliveira.

Data: 30/07
Horário: 14h30 às 17h
Inscrições: pelo link

Sobre os ministrantes

Ayla Dresch é graduanda do curso de Artes Visuais da UFRGS. Participou das exposições coletivas "Reinações 13 anos: a palavra e a imagem" (2020) e "Entre Falar e Calar' (2022). Ganhou o concurso literário promovido pela Confraria Reinações (2020). 

Vladimir Cavalheiro é especialista em Metodologias do Ensino de Artes pela Uninter e licenciado em Artes Visuais pelo IA/UFRGS, servidor de carreira da Sedac, atuou como professor da rede pública e tem experiência como arte-educador há mais de 10 anos.

Ceila Oliveira é doutoranda, mestra, bacharel e licenciada em Artes Visuais pela UFSM. É servidora de carreira da Sedac, com experiência nas áreas de artes visuais com ênfase em arte e tecnologia, pintura e desenho.

*Todas as oficinas acontecerão no Ateliê do Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) - Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico - Porto Alegre

Secretaria da Cultura