Clube de Leitura da Biblioteca Pública do Estado participa da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre

Encontros gratuitos ocorrem em outubro e novembro, na instituição

A imagem mostra uma reunião de um grupo de pessoas na Biblioteca Pública do Estado (BPE). Ao fundo, há prateleiras altas repletas de livros organizados. Acima das estantes, há uma estrutura metálica com iluminação, e no centro da sala, há uma mesa retangular grande e de madeira escura, onde as pessoas estão sentadas ao redor. Na mesa, há cerca de 14 pessoas, de diferentes idades, sentadas em cadeiras de estilo antigo. O piso é de madeira.
Encontros do Clube de Leitura são abertos ao público - Foto: Cláudia Antunes/Ascom BPE
Por ascom bpe I edição: ascom sedac

Para celebrar a 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, a Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), preparou dois encontros especiais do Clube de Leitura para os meses de outubro e novembro. A primeira edição ocorre no dia 30 de outubro, quando o livro “Dançar tango em Porto Alegre”, do patrono da Feira, Sérgio Faraco, estará em debate. A segunda será no dia de 06 de novembro, com a obra “Niketche: uma história de poligamia”, da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Os encontros acontecerão na BPE, às 17h, com entrada gratuita.

“Dançar tango em Porto Alegre” é uma coletânea de contos sobre o universo ficcional de Faraco, um dos maiores contistas brasileiros contemporâneos. Vencedor do Prêmio Nacional de Ficção da Academia Brasileira de Letras (1999), o livro apresenta diversos contos desenvolvidos na paisagem rural fronteiriça do Rio Grande do Sul, abordando temas como a conservação dos valores ancestrais, a submissão à modernização e à passagem do tempo, além do não pertencimento ao espaço urbano.

Já “Niketche: uma história de poligamia” traz o ineditismo de Paulina, a primeira mulher moçambicana a publicar um romance. A narrativa se desdobra sobre relacionamentos poligâmicos e a submissão feminina na cultura africana, a partir da história de Rami, que descobre que seu marido tem outras esposas e filhos espalhados por Moçambique, levando-a buscar a poligamia como uma alternativa.

A fim de qualificar o debate sobre a autora e sobre a obra, o segundo encontro contará com a participação da pesquisadora e professora da rede pública estadual, Suelen dos Santos Villanova. Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestre em Letras, na área de Literatura, Identidade e Pós-Colonialismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Suellen também atua nas áreas da literatura indígena, literatura afro-brasileira e africana.

A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 1º a 20 de novembro de 2024, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico da capital. O tema desta edição é “O tempo passeia por aqui”. A programação pode ser conferida no Instagram da Feira.

Clube de Leitura

A participação no Clube de Leitura é aberta para qualquer interessado, embora a leitura das obras seja recomendada. Os livros estão disponíveis no Setor de Empréstimo da BPE. Para associar-se, é preciso um documento de identidade, com foto; comprovantes de residência de Porto Alegre ou Região Metropolitana; e o pagamento de uma taxa única de R$ 10,00. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail bpe.acervors@gmail.com .

Serviço
Clube de Leitura da Biblioteca Pública do Estado - “Dançar tango em Porto Alegre”, de Sérgio Faraco
Quando: 30 de outubro, às 17h
Onde: Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre)