Atelier Subterrânea ressurge com exposição do acervo MACRS

Experimento Subterrânea Foto Cassio Maffazzioli
Foto_Cassio Maffazzioli.

Dia 21 de março, às 19h, o Museu de Arte Contemporânea do RS – MACRS (Rua dos Andradas, 736, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana) inaugura sua programação 2019 com a exposição “Experimento Subterrânea”, na galeria Xico Stockinger do museu, sob curadoria de Alexandre Santos, Marilice Corona e Neiva Bohns. São cerca de 40 obras entre desenhos, pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e vídeos.

O Atelier Subterrânea, movido pela potência do trabalho colaborativo e apostando na autonomia dos artistas para gerenciar suas carreiras, dinamizou por quase uma década – entre 2006 e 2015 – a cena artística de Porto Alegre. Misto de atelier coletivo e espaço cultural com viés alternativo, foi solo fértil para dezenas de projetos de grande originalidade. As aberturas das exposições eram celebrações festivas, eventos que alteravam a rotina diária da cidade e propiciavam situações de contato com o público.

Localizada no subsolo de um edifício comercial, a discreta sala, descoberta por estudantes do Instituto de Artes da UFRGS em busca de espaço para um atelier coletivo, ganhou paredes móveis, assumindo uma condição de constante metamorfose: ora atelier, ora espaço expositivo, ora lugar de debates, ou ainda sala de oficinas e palestras. As ações do núcleo inicial, formado por Túlio Pinto, Gabriel Netto e Jorge Soledar, reverberaram na cidade, tornando-se foco de atração para outros jovens artistas que compartilhavam dos mesmos interesses. Logo ingressariam Adauany Zimovski, Antônio Augusto Bueno, Guilherme Dable, Gustavo Pflugseder, James Zortéa, Lilian Maus, Luciano Zanette e Rodrigo Lourenço. Teresa Poester, artista e professora experiente, foi uma das incentivadoras do projeto.

Atuando como artistas-gestores, os integrantes se revezavam nas mais distintas tarefas para driblar as dificuldades do incipiente mercado de arte local. Se, para alguns deles, o Atelier Subterrânea foi uma estação de passagem, para outros, tornou-se uma extensão da própria casa. Concebiam projetos e participavam de editais públicos para obtenção de recursos, organizavam rifas e leilões. Desta forma, o lugar se tornou uma verdadeira escola de vida, um exercício de sobrevivência, um estágio entre a formação acadêmica e a carreira artística. Ao mesmo tempo em que incentivava a produção artística das novas gerações, abriu-se para o mundo da arte em escala nacional e atraiu, inclusive, o interesse de artistas brasileiros consagrados, que se tornaram colaboradores do projeto.

Como forma de reconhecimento pelo extraordinário trabalho desenvolvido pelos artistas-gestores que conceberam e mantiveram vivo, por tanto tempo, um projeto tão generoso, apresentamos, nesta mostra, um pouco da história do Atelier Subterrânea a partir do conjunto de obras existente no acervo do MACRS.

A fim de que o público possa perceber a riqueza das trajetórias seguidas pelos artistas, optamos por inserir algumas peças produzidas nos últimos anos. Também decidimos incluir um acervo documental, gentilmente disponibilizado pelos seus gestores. Nossos sinceros agradecimentos a todos que tornaram possível essa aventura alimentada pelo amor à arte e pela utopia juvenil, sempre necessária, como forma de resistência cultural.

Nova gestão
Desde janeiro deste ano, o MACRS está sob a direção do artista e gestor cultural André Venzon, que já dirigiu a instituição entre 2011 e 2014, período em que o acervo cresceu significativamente. Ao comemorar 27 anos de existência, o Museu retoma o papel de se dedicar a sua coleção, através de projetos expositivos qualificados pelo seu Comitê Curatorial.

SERVIÇO:
O QUÊ: Exposição “EXPERIMENTO SUBTERRÂNEA”
ARTISTAS: Adauany Zimovski, Antônio Augusto Bueno, Gabriel Netto, Guilherme Dable, Gustavo Pflugseder, James Zortéa, Jorge Soledar, Lilian Maus, Luciano Zanette, Rodrigo Lourenço, Teresa Poester e Túlio Pinto.
CURADORIA: Alexandre Santos, Marilice Corona e Neiva Bohns
QUANDO: Abertura dia 21 de março de 2019, às 19h.
ONDE: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do SUL – MACRS, Galeria Xico Stockinger (Rua dos Andradas, 736, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana)
VISITAÇÃO: Até 30 de junho de 2019, de terça a sexta das 10h às 18h, sábados e domingos das 12h às 18h.
CONTATO: 51 3221-5900 / E-mail: mac.macrs@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/contemporanears/