Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Sedac marca presença na 2ª ExpoFavela RS

Por meio da secretaria, governo do Estado investiu R$ 200 mil na realização do evento

Publicação:

A secretária Beatriz Araujo, uma mulher branca, de óculos, calça preta e blusa bege, está falando ao microfone no palco da ExpoFavela RS, enquanto a plateia assiste à sua fala
Secretária da Cultura, Beatriz Araujo, participou da abertura do evento - Foto: Solange Brum/Ascom Sedac
Por Douglas Carvalho/Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) envolveu-se ativamente na 2ª edição da ExpoFavela RS. Além de investir R$ 200 mil no evento, a pasta participou de diversas ações da programação, com atuação em painéis e na avaliação de projetos. A ExpoFavela RS ocorreu no Centro de Eventos da PUCRS, na quinta (28) e sexta-feira (29/11).

"É uma alegria renovada estar aqui na ExpoFavela RS, um evento que conta com o apoio fundamental do governo do Estado, pioneiro no incentivo a essa realização no Brasil. Por acreditarmos no poder transformador dessas iniciativas, dobramos o investimento neste ano. E é só a ponta de um iceberg de criatividade e inovação, representada por cem estandes escolhidos entre milhares de propostas”, afirmou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, na abertura do evento.

Bia agradeceu a parceria do RS Seguro e de todas as secretarias envolvidas, “que demonstram o quanto acreditamos no potencial das comunidades e na força da cultura para gerar oportunidades. A ExpoFavela emociona, inspira e mostra ao Brasil o talento e a verdade das nossas favelas. Que esses dois dias sejam repletos de amor, inovação e oportunidades”.

Painéis e projetos

No segundo dia da programação, o diretor do Departamento de Fomento, Rafael Balle, foi um dos ministrantes em um painel de mentoria dirigido aos expositores do evento. Ele apresentou os mecanismos de fomento direto e indireto promovidos pela Sedac e abordou editais em andamento e futuros, a fim de auxiliar potenciais proponentes presentes na ExpoFavela RS.

As ações desenvolvidas no programa RS Seguro COMunidade foram o tema de outro painel, que contou com a participação de Clara Tonolli, também da equipe da Sedac. O RS Seguro COMunidade abrange uma série de iniciativas realizadas em territórios de vulnerabilidade social abrangidos pelo RS Seguro. Clara fez uma explanação sobre os projetos “Autor Presente”, de aquisição de obras e realização de encontros entre público escolar e escritores gaúchos ou residentes no Estado; “Caminhos Criativos”, que envolve um programa de estágio em instituições da Sedac, formações e capacitações por meio do RS Criativo e parceria com a Fundação Bienal do Mercosul; “Artista na Escola”, edital dirigido à seleção de artistas para realizarem atividades pedagogicamente orientadas em escolas públicas; e “Territórios Criativos”, que viabiliza intervenções artísticas urbanas.

A coordenadora do RS Criativo, Juliana Sehn, participou de um painel sobre a temática das indústrias criativas e integrou o júri de seleção dos projetos TOP 10 do evento, que concorrerão ao prêmio nacional da ExpoFavela. Além disso, os Institutos Estaduais de Artes Cênicas (Ieacen), de Artes Visuais (Ieavi) e de Música (IEM) – instituições da Sedac – atuaram em forma de cocuradoria na seleção de dez propostas de apresentações e projetos artísticos realizados durante o evento.

Com o slogan “A maior feira de empreendedorismo do Brasil, que conecta o asfalto e a favela”, o evento é promovido pela Cufa RS e oferece programação inteiramente gratuita e aberta ao público. Mais informações podem ser conferidas no site e no Instagram da ExpoFavela RS. 

Secretaria da Cultura